1)
Regina Zilberman trata, em "A criança, o livro e a escola", do surgimento da literatura infantojuvenil no século XVII, incutida de valores da burguesia. Este fato trouxe alguns problemas para a literatura. Assinale a alternativa que os apresenta corretamente.
Alternativas:
a)
A literatura infantojuvenil é muito fantasiosa, com fadas, bruxas e animais falantes. Ela precisaria apresentar mais personagens humanas semelhantes às encontradas na realidade.
b)
Até hoje, a literatura infantojuvenil permanece como uma colônia da pedagogia, não sendo aceita como arte, por ter uma finalidade pragmática.
c)
Toda a literatura infantojuvenil apresenta uma ideologia do adulto.
d)
São muitos os textos e fica difícil para o professor fazer uma escolha.
e)
Os textos destinados às crianças são muito mais interessantes que os textos destinados a outros públicos.
2)
Regina Zilberman (1985) problematiza:
Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra é concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com o destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor.
(ZILBERMAN, Regina. 1993, p. 22)
Tendo por base essa premissa e o que vimos sobre o conceito e natureza da literatura em geral e da literatura infantil em particular, é correto afirmar, sobre um bom texto de literatura infantojuvenil que:
Alternativas:
a)
se um texto é ruim ou bom, isso vai depender da identificação da criança com ele. A criança irá se identificar com as personagens infantis das histórias, vendo nos textos as qualidades e defeitos dessas personagens. A moral da história é imprescindível para a distinção entre um bom e um mau texto e sem ela a mensagem principal pode se perder.
b)
os critérios que permitem o discernimento entre o bom e o mau texto para crianças não destoam daqueles que distinguem a qualidade de qualquer outra modalidade de criação literária. Seu aspecto inovador merece destaque, na medida em que é o ponto de partida para a revelação de uma visão original da realidade, atraindo seu beneficiário para o mundo com o qual convivia diariamente, mas que desconhecia.
c)
uma fábula, cujas personagens são animais, não permite a identificação com situações humanas cotidianas. Mas seu caráter moralizante faz com que ela seja adotada por todos os povos, adultos ou crianças, e serve como forma de difusão das ideias da classe dominante para as classes populares e para as crianças.
d)
a leitura de textos literários é importante na formação da criança pois a ajuda a distinguir entre o certo e o errado por meio da vivência de outras personagens com as quais ela pode se identificar e querer imitar.
e)
um texto de literatura infantojuvenil é bom quando é possível estudá-lo por meio da psicanálise, encontrando fatores do inconsciente dentro de histórias aparentemente desmembradas da realidade do leitor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
Resposta:
Explicação:
1-B 2-B 3-D 4-D
UmEstudante12345:
Alguém sabe as respostas da ava2 de matéria de literatura infatojuvenil? não consegui responder certo deu erro, só tenho mais uma chance, quem puder dar uma ajudinha, muito obrigada
Respondido por
13
1) A literatura infanto-juvenil atualmente permanece como uma colônia da pedagogia, sem ter uma aceitação como arte, pois apresenta finalidade pragmática. Seu surgimento apresentou diversos valores da burguesia.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
2) Em um bom texto de literatura infanto-juvenil os critérios possibilitam que seja realizado o discernimento entre o bom e o mau texto para as crianças e não devem destoar dos que se diferenciam pela qualidade da modalidade de criação literária.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa b.
Bons estudos!
Perguntas interessantes