1)
Regina Zilberman trata, em "A criança, o livro e a escola", do surgimento da literatura infantojuvenil no século XVII, incutida de valores da burguesia. Este fato trouxe alguns problemas para a literatura. Assinale a alternativa que os apresenta corretamente.
Alternativas:
a)
A literatura infantojuvenil é muito fantasiosa, com fadas, bruxas e animais falantes. Ela precisaria apresentar mais personagens humanas semelhantes às encontradas na realidade.
b)
Até hoje, a literatura infantojuvenil permanece como uma colônia da pedagogia, não sendo aceita como arte, por ter uma finalidade pragmática.
Alternativa assinalada
c)
Toda a literatura infantojuvenil apresenta uma ideologia do adulto.
d)
São muitos os textos e fica difícil para o professor fazer uma escolha.
e)
Os textos destinados às crianças são muito mais interessantes que os textos destinados a outros públicos.
2)
Regina Zilberman (1985) problematiza:
Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra é concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com o destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor.
(ZILBERMAN, Regina. 1993, p. 22)
Tendo por base essa premissa e o que vimos sobre o conceito e natureza da literatura em geral e da literatura infantil em particular, é correto afirmar, sobre um bom texto de literatura infantojuvenil que:
Alternativas:
a)
se um texto é ruim ou bom, isso vai depender da identificação da criança com ele. A criança irá se identificar com as personagens infantis das histórias, vendo nos textos as qualidades e defeitos dessas personagens. A moral da história é imprescindível para a distinção entre um bom e um mau texto e sem ela a mensagem principal pode se perder.
b)
os critérios que permitem o discernimento entre o bom e o mau texto para crianças não destoam daqueles que distinguem a qualidade de qualquer outra modalidade de criação literária. Seu aspecto inovador merece destaque, na medida em que é o ponto de partida para a revelação de uma visão original da realidade, atraindo seu beneficiário para o mundo com o qual convivia diariamente, mas que desconhecia.
Alternativa assinalada
c)
uma fábula, cujas personagens são animais, não permite a identificação com situações humanas cotidianas. Mas seu caráter moralizante faz com que ela seja adotada por todos os povos, adultos ou crianças, e serve como forma de difusão das ideias da classe dominante para as classes populares e para as crianças.
d)
a leitura de textos literários é importante na formação da criança pois a ajuda a distinguir entre o certo e o errado por meio da vivência de outras personagens com as quais ela pode se identificar e querer imitar.
e)
um texto de literatura infantojuvenil é bom quando é possível estudá-lo por meio da psicanálise, encontrando fatores do inconsciente dentro de histórias aparentemente desmembradas da realidade do leitor.
3)
Coelho (2010) chama atenção para o aspecto, de sua obra, de contar estórias para as crianças sugerindo "padrões de comportamentos que seriam adotados pela nova sociedade que se organizava". Entre esses padrões, ela cita a caridade própria do Romantismo. A autora lembra o constante confronto, nessas histórias, entre o forte e o fraco e a "superioridade humana do explorado" que mostra a "funda consciência de que todos os homens devem ter direitos iguais. (p. 161).
De acordo com isso, podemos afirmar que as histórias de Andersen:
I) Assim como as histórias de Perrault e dos irmãos Grimm, tinham uma moral a ser transmitida.
II) Mostravam os mesmos problemas semelhantes àqueles vividos nos outros contos populares, como a pobreza, e o soluções semelhantes também.
III) Apresentavam um nonsense, semelhante ao que vemos em Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carroll.
IV) Apresentavam uma modernidade por tratarem de aspectos que não existiam nas histórias orais, como por exemplo os fósforos, em "A pequena vendedora de fósforos"
Estão corretas as seguintes afirmativas:
Alternativas:
a)
I apenas.
b)
I, II e III, apenas.
c)
II, III e IV, apenas.
d)
I, II, IV, apenas.
Alternativa assinalada
e)
II e IV, apenas.
4)
Por volta do período da proclamação da República, foram publicados no Brasil traduções de textos infantojuvenis estrangeiros e também textos para o uso escolar. Esta primeira produção da literatura infantojuvenil brasileira englobou os últimos anos do século dezenove e início do século XX....
Soluções para a tarefa
resposta 3
letra D
resposta 4
letra D
Questão 1
Regina Zilberman trata, em "A criança, o livro e a escola", do surgimento da literatura infantojuvenil no século XVII. Sobre isso podemos afirmar que:
Resposta: B
Até os dias atuais a literatura infanto-juvenil:
- é vista como colônia da pedagogia e não como arte
- pois apresenta finalidade pragmática.
É certo que o surgimento da literatura pedagógica era incutida de valores da burguesia porém, no contexto atual contribui efetivamente para:
- melhorar a aprendizagem infantil
- tornar a tarefa de ensino mais lúdica
- trazer perspectivas sociais para as crianças através de uma linguagem simples e alegre
Questão 2
Tendo por base essa premissa e o que vimos sobre o conceito e natureza da literatura em geral e da literatura infantil em particular, é correto afirmar:
Resposta: E
Um texto de literatura infantojuvenil é bom quando:
- é possível estudá-lo por meio da psicanálise,
- encontrando fatores do inconsciente dentro de histórias
- aparentemente desmembradas da realidade do leitor
Como exemplo podemos citar contos infantis como:
- Patinho feio = nos ensina sobre aceitação
- Chapeuzinho vermelho = nos ensina sobre não falar com estranhos
- A formiga e a cigarra = nos ensina a importância do trabalho
Questão 3
Podemos afirmar que as histórias de Andersen:
Resposta: C
Os contos de Andersen tão histórias tão famosas quanto os contos de Grimm e Perrault, sendo que essas histórias tem em comum:
- uma moral a ser transmitida
- apresentavam um nonsense, semelhante ao que vemos em Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carroll.
- apresentavam uma modernidade por tratarem de aspectos que não existiam nas histórias orais, tal como "A pequena vendedora de fósforos"
Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês de histórias infantis já traduzidas para mais de 125 línguas.
Seus contos mais famosos são:
- O Patinho Feio
- O Soldadinho de Chumbo
- A Pequena Sereia
- A Roupa Nova do Rei
- A Princesa e a Ervilha
- A Polegarzinha
Questão 4
Por volta do período da proclamação da República, foram publicados no Brasil traduções de textos infantojuvenis estrangeiros. Sobre eles podemos afirmar que suas características são:
Resposta: c. Ufanismo, moralismo, religiosidade.
As alternativas da questão são:
a. Ufanismo, oralidade, crítica.
b. Nacionalismo, crítica, religiosidade.
c. Ufanismo, moralismo, religiosidade.
d. Ludicidade, moralismo, oralidade.
e. Ludicidade, modernidade, patriotismo.
Naquela época havia um nacionalismo crescente devido ao estado brasileiro independente estar se formando. Assim, tínhamos presente:
- Ufanismo: representado os símbolos nacionais e as bandeiras.
- Oralidade
- Crítica
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