1. Referindo-se ao Renascimento, é correto afirmar que: *
1 ponto
a) surgiu na Grécia por volta do século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.
b) os renascentistas criticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento filosófico que considera o ser humano como a obra mais importante da criação.
c) caracterizou-se principalmente pela valorização da racionalidade do ser humano, isto é, da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razão e da observação objetiva da natureza, não mais pela crença nas explicações religiosas e na tradição.
d) o Renascimento foi a expressão cultural das profundas mudanças da Europa na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve inicio na Alemanha, no século XVII.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c
Explicação:
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Apesar das transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma evolução em relação às estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Chamou-se Renascimento em virtude da intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica, que nortearam um progressivo abrandamento da influência do dogmatismo religioso e do misticismo sobre a cultura e a sociedade, com uma concomitante e crescente valorização da racionalidade, da ciência e da natureza. Neste processo o ser humano foi revestido de uma nova dignidade e colocado no centro da Criação, e por isso deu-se à principal corrente de pensamento deste período o nome de humanismo.