1) Recentes investigações genéticas têm demonstrado que gêmeos idênticos, apesar de possuírem o mesmo genoma, apresentam diferenças em seu comportamento e fisiologia, como por exemplo, eles podem diferir na susceptibilidade a doenças degenerativas e infecciosas. Isso mostra que os genes não são responsáveis por tudo, que o estilo de vida e a exposição ambiental podem influenciar na expressão dos genes. Uma nova área, chamada epigenética, explica estas diferenças, mostrando que a expressão dos genes não depende apenas das informação contidas nas sequências das quatro bases A, C, G e T na cadeia do DNA, mas também envolvem modificações químicas no próprio DNA, ou modificações nas proteínas histonas que estão associadas a ele. Estas marcações químicas são fortemente influenciadas pelas experiências de vida, que geralmente são diferentes entre as pessoas por mais próximas que elas sejam. E, mais importante ainda, essas modificações chamadas de marcações epigenéticas, podem ser transmitidas aos descendentes. É possível que uma pessoa que tenha levado uma vida sedentária e seja obesa desenvolva modificações em seu DNA que serão herdadas por seus filhos, que, por sua vez, podem ter maior susceptibilidade a certas doenças por causa disso.
GARCIA, Eloi S. Epigenética: Além da sequência do DNA. Jornal da Ciência, e-mail 2832, 12 ago. 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2014. Adaptado.
A teoria da epigenética tem sido relacionada às ideias de Lamarck sobre a evolução. Isso se deve ao fato de que, em ambas as teorias: *
0/1
a) Os organismos expostos a pressões ambientais são selecionados até que o mais apto sobreviva.
b) Os alelos têm sua frequência alterada nas populações mediante modificações no ambiente em que vivem.
c) Características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.
d) Mutações ocorrem no genoma e essas alterações são selecionadas pelo ambiente.
Resposta correta
c) Características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.
Feedback
Ops, não foi dessa vez! Veja, A lei da herança dos caracteres adquiridos de Lamarck diz que as características adquiridas por um indivíduo durante sua vida podem ser transmitidas aos seus filhos. Antes da descoberta da epigenética acreditava-se que o estilo de vida e as experiências durante a vida de uma pessoa afetavam o seu corpo, mas não a sua informação genética; e que os antepassados transmitem apenas genes e não experiências à nova geração. Porém os estudos epigenéticos trouxeram novamente à tona as teorias Lamarckistas, remexendo nas ideias evolutivas. Na alternativa “A” a ideia de sobrevivência do indivíduo mais apto é Darwinista. Nas alternativas “B” e “D” envolvem eventos de mutação, que são alterações nas sequências de bases nitrogenadas no DNA, evento totalmente diferente das marcações epigenéticas que apenas ativam ou silenciam genes através de marcações químicas. A alternativa correta é a “C”.
2) Muito se tem aprendido sobre genética e meio - nature and nurture - inato ou cultural, pelo estudo de gêmeos. Suas diferenças e similaridades nos fornecem pistas sobre quanto da nossa fisiologia e do nosso comportamento é governado pela genética, pois muitas vezes, por mais que gêmeos, sejam criados juntos e sob as mesmas circunstâncias, se tornam bem diferentes. O estudo da Epigenética é uma área de pesquisa muito ativa que pode explicar tais diferenças. O exemplo mais conhecido de um mecanismo epigenético é a modificação química da região promotora dos genes contidos no DNA, onde uma base citosina é marcada quimicamente com um grupamento metil.Sobre eventos epigenéticos, é correto afirmar: *
0/1
a) Agem como “interruptores” que ligam ou desligam determinados genes, regulando sua expressão.
b) Alteram a sequência de nucleotídeos de genes que codificam determinado caráter herdável.
c) Caracterizam-se pela restrição dos eventos de replicação da molécula de DNA.
d) A associação de DNA com histonas em eucariotos impede a ocorrência de alterações epigenéticas.
Soluções para a tarefa
29/07/2021
História
1-d) Ocorreu devido ao reconhecimento de que a criação da Liga das Nações, após a Primeira Guerra Mundial, foi um mecanismo ineficaz para garantir a manutenção da paz mundial e, após a Segunda Guerra Mundial, era necessária uma instituição com maior poder de mediação das relações multinacionais.
2-a) O Conselho de Segurança, órgão mais importante da ONU, funciona como um poder executivo, pelo qual passam todas as decisões, sendo constituído por cinco membros permanentes com direito a veto e dez membros eleitos com mandato de dois anos e sem direito a veto.
Biologia
1-c) Características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.
2-a) Agem como “interruptores” que ligam ou desligam determinados genes, regulando sua expressão.
Matemática
1-c) R$ 1344,00
2-a) 8,8 cm
Sociologia
1-d ) Os Movimentos contestatórios de 1930 não tiveram importância para a eclosão da revolução.
2-c) A Era Vargas foi dividida em dois períodos: 1930-1934 (Governo Provisório) e 1934-1937 (Governo Constitucional).
Ed. Física
1-c) no anseio de divulgar hábitos enraizados, negligenciados por seus antepassados.
2-d) Essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.