1. Realize uma pesquisa mais aprofundada e comente sobre: o movimento modernista no Brasil e suas manifestações, as vanguardas europeias; quais foram, as tendências, o contexto histórico, as características gerais desse movimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Chama-se genericamente modernismo o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam
O movimento modernista no Brasil está intimamente ligado à Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em fevereiro daquele ano, no Theatro Municipal de São Paulo. Foi um movimento artístico, cultural, literário e político que buscou romper com as escolas artísticas tradicionais, tendo como objetivo a liberdade estética.
Os grandes nomes desse momento eram Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Anita Malfatti.
Os modernistas brasileiros tiveram grande influência das correntes de vanguarda em voga na Europa. As vanguardas também buscavam rompimentos estéticos e de conteúdo e marcaram uma revolução no campo das artes e da literatura. As vanguardas de maior influência no Brasil foram cubismo, surrealismo e futurismo.
Depois desse primeiro momento modernista, ainda são consideradas duas ondas de renovações importantes.
A segunda fase modernista ficou marcada pelo regionalismo e por nomes como Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Graciliano Ramos. A terceira fase é conhecida como Geração de 45 ou Pós-modernista e tem como principais nomes João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Mais sobre o tema aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20622115
A imagem mostra a capa de Macunaíma, o maior marco do Modernismo brasileiro e um dos maiores romances nacionais.