1) Raul queria ter a paternidade reconhecida, procurou então um cartório de registro civil onde preencheu um formulário e apontou João como sendo seu suposto pai. Após semanas, o tribunal de justiça, através de um juiz que ficou encarregado pelo caso, solicitou a retirada de uma amostra de sangue de João e de Raul. Após a análise da tipagem sanguínea obteve-se o seguinte resultado: João é do tipo AB+. Raul é do tipo O+. Com base nesses resultados pode-se afirmar que: *
a) Raul pode ser filho de João.
b) João não pode ser pai de Raul.
c) Tem 25% de chance de Raul ser filho de João.
d) Tem 50% de chance de Raul ser filho de João.
2) A transfusão de sangue é um procedimento seguro em que o sangue completo, ou apenas alguns dos seus constituintes, são inseridos no corpo do paciente. Uma transfusão pode ser feita quando se tem anemia profunda, após um acidente ou em grandes cirurgias, por exemplo. Considere a transfusão de sangue tipo AB para uma pessoa com sangue tipo B: *
a) a transfusão pode ocorrer sem problema algum, já que hemácias AB não possuem aglutininas.
b) a transfusão pode ser realizada sem problema, porque o sangue do receptor não possui anticorpos contra os aglutinogênios do doador.
c) a transfusão não deve ser realizada, pois os anticorpos anti- B presentes no sangue do receptor podem reagir com os antígenos B presentes nas hemácias AB.
d) não deve ser realizada, pois os anticorpos anti-A presentes no sangue do receptor podem reagir com os antígenos A presentes nas hemácias AB.
Soluções para a tarefa
1)B
2)D
Espero que ajude .
1) Com base nos resultados da tipagem sanguínea, pode ser constatado que João não pode ser pai de Raul. Letra B.
João tem o sangue AB+. O genótipo do sangue AB positivo é IᵃIᵇ. Mesmo que João tenha feito um filho com uma mulher com o sangue O positivo, não seria possível, uma vez que o genótipo da mãe seria ii, e no cruzamento, o resultado seria 50% de possibilidade de Raul sair com o sangue A+ (genótipo Iᵃi) e 50% de chances de sair com o sangue B+ (genótipo Iᵇi), sem possibilidades de ser sangue O+.
Portanto, conforme o que preceitua a Genética e os fatos apresentados acima, fica comprovado que João não pode ser pai de Raul.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24070782#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-5.0%2F5&text=Portanto%2C%20qualquer%20c%C3%A9lula%20que%20possuem,podem%2C%20com%20exce%C3%A7%C3%A3o%20das%20hem%C3%A1cias.
2) Considerando a transfusão sanguínea de uma pessoa com sangue tipo AB para outra pessoa com sangue tipo B, esta não deve ser realizada, uma vez que os anticorpos anti-A podem reagir com os antígenos A presentes nas hemácias AB. Letra D.
O sangue AB, do doador, possui o genótipo IᵃIᵇ, possuindo os alelos Iᵃ, que contém o aglutinogênio A, e Iᵇ, que contém o aglutinogênio B. O sangue B, do receptor, possui a aglutinina anti-A. Levando em conta que as aglutininas anti-A não permitem que os receptores que as possuem recebam sangue com o alelo Iᵃ, que contém o aglutinogênio A, que é o caso do tipo sanguíneo AB, fica evidente que a transfusão de sangue em voga não deve ser realizada.
Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/33528891