1) quias são os polos que compõem uma entrevista? 2) para que servem as entrevistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1)A Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros. Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem. Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas. A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica. Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos). No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características da Entrevista
Textos informativos e/ou opinativos
Presença do entrevistador e do entrevistado
Linguagem dialógica e oral
Marca do discurso direto e da subjetividade
Mescla da linguagem formal e informal
2)A entrevista tem como função conduzir uma conversa que acontece entre duas ou mais pessoas, (o entrevistador e o(s) entrevistado(s)). As perguntas são elaboradas pelo entrevistador de modo a obter a informação necessária por parte do entrevistado, que pode ser uma ou várias pessoas.
Tipos de entrevista
Entrevista aberta: possui um tema central que flui livremente, sendo aprofundada em determinado rumo de acordo com aspectos significativos pelo entrevistador, enquanto o entrevistado define sua resposta segundo seus próprios termos, utilizando-se de sua percepção, linguagem, realidade e experiência. Entrevista semiaberta: parte do roteiro é apoiado em teorias e hipóteses que interessam à pesquisa. Nesta, o entrevistado pode se dispersar na entrevista, porém cabe ao entrevistador (dentro do possível) reencaminhar a entrevista aos seus objetivos. Para isso, ele deve colocar as perguntas cujas respostas o entrevistado não chegou por si próprio, sempre de forma natural e no tempo certo. Entrevista fechada: é realizada a partir de um questionário fechado, com perguntas iguais para todos os entrevistados, estabelecendo comparações entre as respostas dadas por eles.