História, perguntado por PEBROZO10, 11 meses atrás

1. Quem são os povos de Umbu? Quando e onde viveram?
R:
2. Onde foram encontradas pinturas rupestres como registro de presença humana mais antiga do Paraná?
R:


PEBROZO10: OI
PEBROZO10: OBRIGADO
PEBROZO10: POR RESPONDER
regianefreitas10: Oi por nada
PEBROZO10: ----

Soluções para a tarefa

Respondido por regianefreitas10
2

Resposta:

1)Tradição Umbu

A tradição Umbu, mais conhecida como Povos Umbu moravam nas localidades do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. Além de outros lugares.Tradição Umbu é o nome pelo qual se conhece a cultura material do primeiro grupo de povos indígenas possuidores de indústria lítica que habitaram a Região Sul do Brasil e áreas adjacentes em São Paulo, na Argentina e no Uruguai, ocupando-as há cerca de 12 ou 13 mil anos. Sua caracterização foi definida em linhas gerais na década de 1970, principalmente através dos trabalhos de Eurico Theófilo Miller.

Inicialmente, ao que parece, os povos da tradição Umbu, um conjunto de culturas distintas que tinham uma tradição tecnológica em comum de trabalho com pedra, se concentraram em regiões mais altas do pampa, onde fazem fronteira o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai. Há 13 mil anos o mundo estava saindo de sua última glaciação, o clima era muito mais frio do que é hoje, mas começava a aquecer. A paisagem da região pampeira se caracterizava pelo predomínio de campos e savanas, e naqueles tempos era habitada por uma megafauna que já não existe, que contava com espécies tais como tatus e preguiças gigantes, gliptodontes, toxodontes, mastodontes e camelídeos.

Esses povos eram caçadores-coletores nômades que se alimentavam de animais, frutas e mel, e viviam em áreas abertas, construindo abrigos em topos de colinas, de onde poderiam controlar as redondezas, mas também procuravam áreas ribeirinhas e grutas naturais. Os sítios a céu aberto eram ocupações efêmeras, como acampamentos; já os rochosos parecem ter sido ocupados e desocupados em ciclos repetidos. Já foram encontrados dezenas de sítios arqueológicos com ricos vestígios destes povos, compostos tipicamente de pontas de flechas bifaciais, mas também de raspadores, furadores, percutores, talhadores, trituradores, buris, facas, pesos de redes, machados e picões em pedra lascada,geralmente o sílex, a calcedônia, o quartzo, a ágata, o basalto e o arenito,com marcada preferência por materiais facilmente disponíveis no local.[11] Algumas lâminas, porém, são de pedra polida ou semi-polida, e outras exibem gumes serrilhados, produzidos com instrumentos feitos de osso.[1][4][9] Também aparecem conchas, anzóis curvos, adornos de contas e dentes de tubarão, agulhas.[3][10] Alguns sítios parecem ter servido principal ou exclusivamente como oficinas de produção de instrumentos.Manejavam pigmentose também foi-lhes atribuída a autoria das gravuras rupestres existentes em algumas grutas. O sítio Ouro Verde I, no Paraná, preserva cerca de 500 gravuras, em sua maioria figuras geométricas simples, como círculos, pontos enfileirados e grades.

2)As pinturas e gravuras rupestres encontradas no Paraná, principalmente em abrigos nos arenitos dos Campos Gerais do Segundo Planalto, mas também em afloramentos e abrigos nas rochas básicas do Terceiro Planalto e em granitos e rochas metamórficas do litoral e do Primeiro Planalto, estão relacionadas a diferentes ...

Perguntas interessantes