1- Quem foram os principais iluministas dos séculos XVII e XVIII? Cite um pensamento de três desses novos pensadores que, carregava críticas ao absolutismo.
Soluções para a tarefa
John Locke (1632-1704)
Iluminismo Principais Pensadores John Locke
John Locke foi um filósofo inglês que defendia a liberdade de expressão, um dos mais importantes filósofos iluministas e fundador do empirismo e do que hoje chamamos de liberalismo. Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688.
Locke afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto nas internas, através das reflexões. Ou seja, defendia a ideia de que homem era uma folha em branco, que se preenchia apenas com as experiências, pois depois que começamos a perceber tudo em volta, surgem as ideias sensoriais.
Voltaire, pseudônimo literário de François Marie Arouet, foi um filósofo e escritor francês que tem sua imagem marcada como símbolo do Movimento Iluminista. Defensor das liberdades individuais e da tolerância, foi uma das principais inspirações da Revolução Francesa. Para ele, deve ser garantido às pessoas o direito à liberdade de expressão, a liberdade religiosa e a liberdade política. Para o pensador, o progresso da sociedade somente viria com o reconhecimento dessas liberdades individuais e com o respeito e a tolerância a todas as formas de pensar.
Os ideais de Voltaire estão bem alinhados com os de outros iluministas franceses, mas com ênfase na questão da liberdade. Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre igreja e Estado.
Voltaire também era totalmente a favor da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, além da liberdade religiosa e da tolerância. Para o pensador, o progresso da sociedade somente viria com o reconhecimento dessas liberdades individuais e com o respeito e a tolerância a todas as formas de pensar.
O pensador escrevia muito. Foram mais de 70 obras em forma de livros, peças de teatro, romances, poemas e outros.
Principais Obras
Édipo (1718)
Cartas Filosóficas (1734)
Conselhos a um jornalista (1737)
Cândido, ou O Otimismo (1759)
Dicionário Filosófico (1764)
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Iluminismo Principais Pensadores Jean Jacques Rousseau
Filósofo suíço mais popular da Revolução Francesa, defendia a democracia direta onde cada indivíduo seria capaz de participar de todas as decisões políticas, ou seja, fazer prevalecer a soberania popular. Jean Jacques Rousseau foi um dos principais influenciadores da formação do pensamento político e educacional moderno.
Ao contrário de todos os outros iluministas, Rousseau não acreditava no individualismo, indo contra as teorias liberalistas da época. Para ele, com a igualdade não seria possível que as pessoas tivessem propriedades privadas, e que o bem estar social só seria possível se a posse de bens acabasse. Ou seja: nada de bens próprios para ninguém, todo mundo deveria ter as mesmas coisas, ser tratado da mesma forma, ter o mesmo poder.
Principais Obras
Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (1755)
Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1755)
Julie ou a Nova Heloísa (1761)
O Contrato Social (1762)
Montesquieu (1689-1755)
Iluminismo Principais Pensadores Montesquieu
Conhecido principalmente pela sua teoria de separação de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), como é hoje no Brasil, esse filósofo francês fez parte da primeira geração de pensadores iluministas e atuou principalmente no ramo da política e da psicologia.
Montesquieu foi um dos mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo francês. Além disso, foi um crítico do absolutismo e do catolicismo e defensor da democracia, sendo sua obra mais destacada O Espirito das Leis, um tratado de teoria política, no qual aponta para a divisão dos três poderes.
Principais Obras
Cartas Persas (1721)
Considerações sobre as Causas da Grandeza dos Romanos e de sua Decadência (1734)
O Espírito das Leis (1748)
Denis Diderot (1713-1784)
Iluminismo Principais Pensadores Denis Diderot
Sabe a enciclopédia (aquela que existia antes de existir o Google)? Devemos a este escritor e filósofo iluminista francês a criação da primeira enciclopédia do mundo. Como um grande defensor da expansão do conhecimento, o escritor passou boa parte da sua vida organizando pensamentos e conhecimentos da época, para divulgar a filosofia iluminista no mundo.
Denis Diderot consagrou-se como um grande escritor e fez da literatura o seu ofício, o que valeu uma vasta produção literária. Acreditava na razão como guia, da qual a filosofia deveria se alicerçar para desvendar a verdade e constituir um sólido conhecimento. Ele elaborou sua metodologia segundo os moldes e informações das ciências exatas, de acordo com o materialismo científico.