Ed. Física, perguntado por weslleybr11, 9 meses atrás

1- Quem foi o inventor do basquetebol, em qual ano, cidade e país?
2- Quantos jogadores atuam em quadra ( campo ) em cada equipe?
3- Qual o significado e origem da palavra “Basketball”?
4- Quando o basquetebol se tornou um esporte olimpico?
5- Quando foi realizado o primeiro jogo de basquetebol?
6- Quando iniciou o basquetebol feminino e quem adaptou a regras?
7- Quem introduziu o basquetebol no Brasil, e qual o ano? 8- Qual é o objetivo do Jogo?
9- Quais são as posições utilizadas no basquetebol?
10- Qual é a função do armador?
11- Qual é a função do Ala/pivo e pivo?
12- Cite 3 regulamentos do basquetebol e suas devidas regras.
13- Pesquise na internet, quais são os fundamentos do basquetebol e como são realizados.
14- Pesquise na internet, quais são os tipos de passes do basquetebol e como são realizados.

Soluções para a tarefa

Respondido por weslleyortizemails
5

Resposta:

1- Inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos.

2- É disputado por duas equipes de 12 jogadores (5 em campo e 7 suplentes).

3- O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto".

4- O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

5- O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892.

6- O basquete feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. 

7- A prática do basquetebol no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Louis introduziu o desporto na Associação Atlética Mackenzie College  de São Paulo, em 1896.

8- O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.  

9- São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador.

10- Armador ou base é como o cérebro dos jogadores. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa posição é conhecida como point guard ou simplesmente PG.

11- Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitas cestas. Em inglês  essas posições são conhecidas como small forward ou simplesmente SF e shooting guard ou simplesmente SG.

12- Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.  

Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre  dois jogadores adversários no círculo central e está só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.  

Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

13- Empunhadura: ato de segurar a bola com as pontas dos dedos, e não com a palma das mãos.

Manejo do corpo: estão incluídos aqui os giros, as fintas e as corridas executadas durante a partida.

Drible: ato de bater a bola no chão; pode ser de progressão, de proteção e pedalada (bate-se a bola, passando-a por debaixo das pernas).

Passe: lançamento para outro colega de equipe. O passe pode ser de peito (empurrando a bola para frente com as duas mãos), com uma das mãos, passe picado (ou quicado), passe de ombro e por cima da cabeça. O que determina qual passe deve ser utilizado é a distância e a situação em que o jogador se encontra durante a partida.

Arremesso: “jogar” a bola no aro, pode ser com uma das mãos, um salto e na bandeja (arremesso em que o atleta executa apenas dois passos), pode ser realizado em movimento com passe ou com drible.

Rebote: recuperação da bola após um arremesso não convertido.

Enterrada: jogada em que a bola é colocada com firmeza dentro do cesto, após um salto.

Assistência: passe certeiro para um companheiro que o converte em ponto após a recepção da bola.

Toco: ato de bloquear o movimento da bola que está sendo arremessada para o cesto.

14- Passe de peito: Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.

Passe quicado: É idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la. v Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os braços.

Passe de gancho: A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um solto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço.

Passe de ombro: A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.

Perguntas interessantes