Sociologia, perguntado por alaianequadros, 8 meses atrás

1)quem foi o Émile DurKheim e mais foram as suas contribuições para a sociologia?

2)na ciencia da sociedade desenvolvida pelo autor Émile Durkheim Oq seriam os fatos sociais?

3)cm e Émile Durkheim trabalhou com as questões de coerçao social?

4)segunda a teoria Émile Durkheim e os vídeos passados no mural,quais são as diferenças entre a solidariedade mecanica e a solidariedade orgânica?

Soluções para a tarefa

Respondido por Mbia2009
4

Resposta:

1)Seguindo os passos do positivismo de August Comte, o pensador francês Émile Durkheim foi quem mais desenvolveu a sistematização teórica e metodológica de pesquisa da sociedade a partir de fatos observáveis. Assim como Comte, Durkheim buscou princípios universais do comportamento e das relações sociais.

.

2)O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem.

.

3)Desculpa esse não achei

.

4)Dentro do processo histórico, a solidariedade mecânica se reduz. Isso abre espaço para uma nova forma de organização e coesão social com base na solidariedade orgânica, na qual a especialização do trabalho se intensifica e provoca o enfraquecimento da consciência coletiva.

espero ter ajudado

By:Google

Respondido por Amanda55souza
1
1-Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.
2-consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
3-
4-Segundo Durkheim, a solidariedade mecânica corresponderia a sociedades ditas segmentárias, nas quais os indivíduos seriam semelhantes no que concerne à partilha dos elementos constitutivos da consciência comum. Por outro lado, a solidariedade orgânica corresponderia a sociedades caracterizadas pela diferenciação funcional, nas quais haveria uma divisão de funções e de indivíduos e a formação de subgrupos especializados que reforçariam a individualização, fazendo com que os indivíduos sejam considerados como fonte autônoma de pensamento e ação.
OBS: Desculpe eu não sei a questão 3
Perguntas interessantes