1-
Quem foi idealizado no método TO DE
teatro
Soluções para a tarefa
Resposta: O método foi criado por Augusto Boal nos anos 1980 que desenvolveu a técnica do teatro do oprimido (TO)
Explicação: ESPERO TER AJUDADO
Resposta: O teatro do oprimido (TO) surgiu na década de 1970 em resposta às inquietações e experimentações de Augusto Boal, quando este ainda era diretor artístico do Teatro de Arena de São Paulo. Uma de suas preocupações era fazer um teatro para o povo e pelo povo, provocando uma revolução ao colocar os meios de produção teatral nas mãos de todos(as) e, assim, subverter o ritual convencional do teatro ao levar a plateia para o palco.
Explicação:
Para Boal (1980), as palavras oprimido e espectador eram sinônimas, justamente pela impossibilidade de diálogo que havia entre os(as) espectadores(as) e o palco, o que fomentava um monólogo que, por si só, era obsceno, por converter em objeto aquele(a) que se encontrava sentado(a) passivamente, atrofiando, por sua vez, sua capacidade de criar e de produzir.
Além de levar a plateia para o palco, Boal (2005) causou polêmica na classe artística com esta afirmação: – Todo mundo pode fazer teatro – até mesmo os atores! Acreditando que todos os seres humanos seriam capazes de executar qualquer atividade, ele queria desconstruir a ideia do teatro como propriedade privada de poucos(as) ao demonstrar que se tratava de uma linguagem imanente a todos os seres humanos.
Para tanto, Boal introduziu duas mudanças conceituais no seu teatro. A primeira foi a passagem do(a) espectador(a) de depositário(a) passivo(a) da ação teatral para protagonista, levando-o(a) a ocupar uma posição mais ativa no espetáculo teatral. A segunda foi a construção de um modelo de ação futura, que reflete não apenas o passado mas que também prepara o sujeito para o futuro (Boal, 1979).
A partir daí, Boal passa a desenvolver novas modalidades de TO, levando em conta os contextos sociais específicos, as condições de produção teatral e os objetivos a alcançar. Foi assim que surgiu o teatro jornal, no início dos anos 70, no auge da ditadura brasileira, o teatro invisível, quando estava exilado em Buenos Aires (1971-1976), o teatro imagem, quando participava de um programa de alfabetização de adultos no Peru, o teatro legislativo, quando era vereador no Rio Janeiro, o teatro-fórum, uma das modalidades mais divulgadas e conhecidas em todo o mundo, também iniciado em um programa de alfabetização de adultos no Peru, e, por fim, o arco-íris do desejo, que surgiu nos anos 80, quando Boal vivia na França, sobre o qual nos debruçaremos neste artigoO teatro do oprimido (TO) surgiu na década de 1970 em resposta às inquietações e experimentações de Augusto Boal, quando este ainda era diretor artístico do Teatro de Arena de São Paulo. Uma de suas preocupações era fazer um teatro para o povo e pelo povo, provocando uma revolução ao colocar os meios de produção teatral nas mãos de todos(as) e, assim, subverter o ritual convencional do teatro ao levar a plateia para o ...