Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

1) Quem foi Emile Durkheim? Onde e quando viveu?
2)Por que Durkheim é considerado o pai da sociologia? Que outros sociologos além de Durkheim são considerados pais da Sociologia?
3)Destaque pelo menos 3 obras de Emile Durkheim?
4)Explique por que Durkheim observa a sociedade como organismo vivo ?
5)O que é comunidade?
6)O que é individualismo?
7)O que é é Anomia?É anomia moral?
8)Explique o que é conflitos sociais.Dê exemplos.
9)Explique o que são valores?
10)O que é Ética?
11)Explique o que é moral?
12)O que é socialização?
13 O que é Processo Civilizados?Dê pelo menos 1 exemplo de processo civilizador.

Soluções para a tarefa

Respondido por perdidamentedes
3
 1- Foi um grande sociólogo, psicólogo social e filosofo francês. Viveu na França, nasceu em 1858 e morreu em 1917.
2- Foi porque ele delimitou o campo de trabalho e a forma por qual a sociologia abordaria seus objetos de estudo, sistematizando essa nova área do conhecimento. Foi ele que estruturou de fato a sociologia como ciência na França, tendo dedicado toda a sua carreira para transforma-la nessa ciência metódica e rigorosamente objetiva. Augusto Comte, Max Weber e Karl Marx.
3-Da Divisão do Trabalho Social - 1893/ As Regras do Método Sociológico - 1895/ O Suicídio - 1897
4- Ele como defensor da teoria da funcionalidade, via a sociedade como um organismo vivo, porque nela cada pessoa tem sua função, e com a realização dessas funções individualmente o todo era concretizado. E assim como os órgãos, se as funções não estiverem em equilíbrio causará um colapso.
5- É um conjunto de pessoas com objetivos e interesses mútuos, vivendo em um mesmo local e seguindo o mesmo conjunto de normas.
6- É se reconhecer como unidade, mesmo vivendo em um contexto maior (família, país, mundo..), é um conceito politico, moral e social que se opõe a toda forma de autoridade ou controle sobre indivíduos.
7- É a ausência de regras, perda de identidade e falta de objetivos, provocado pelas constantes transformações do mundo moderno. Para Durkheim ela é um termo usado para mostrar que algo na sociedade não está funcionando de forma harmônica. Anomia moral por sua vez, é a moralidade sem regras, normas e sem padrão de conduta.
8- São fatos sociais onde dois ou mais grupos entram em divergências de opiniões, pensamentos e ações gerando contraposições de ideias. É tudo que vivemos e olhamos de um ponto de vista diferente. Ex: um grupo de pessoas debatendo sobre aborto, uns a favor e outros contra. Toda situação onde se contrapõe duas ideias distintas são considerada conflitos sociais.
9- São um conjunto de característica que definem a forma que uma pessoa interage com outros indivíduos e o meio em que vive. Valores é aquilo que faz você crescer pessoalmente. Também podemos definir como conjunto de conceitos formados, preconceitos e pré-conceitos adquiridos ao longo de nossa existência seja por meio social, cultural, familiar e etc....
10- É um reflexão sobre o valor das ações sociais tanto individualmente como coletivamente. É também parte da filosofia que investiga os princípios que orientam o comportamento humano, refletindo a respeito de normas e valores em qualquer realidade social.
11- É um conjunto de regras adquiridas através da cultura, educação, cotidiano e das tradições, orientando o comportamento humano em meio a coletividade, sendo relacionada a moralidade e bons costumes.
12- É um processo biológico de se reunir em sociedade, é a integração de um individuo em um grupo, desenvolvendo sentimento coletivo de solidariedade social e espírito de cooperação.
13- Não sei. 
Perguntas interessantes