1. Quem eram os lavradores de cana na sociedade colonial brasileira? *
1 ponto
Eram homens livres que não possuíam terras, onde cultivavam a cana- de- açúcar, mas dependiam dos senhores de engenho para moê-las.
Eram homens livres que possuíam terras, onde cultivavam a cana- de- açúcar, e não dependiam dos senhores de engenho para moê-las
Eram homens escravizados que possuíam terras, onde cultivavam a cana- de- açúcar, mas dependiam dos senhores de engenho para moê-las.
Eram homens livres que possuíam terras, onde cultivavam a cana- de- açúcar, mas dependiam dos senhores de engenho para moê-las.
2. É correto afirmar sobre os Engenhos de cana-de-açúcar: *
1 ponto
a) A porcentagem maior de trabalhadores era de escravizados.
b) A porcentagem maior de trabalhadores era de homens livres.
c) A porcentagem maior de trabalhadores era de mulheres.
d) A porcentagem maior de trabalhadores era de mestiços.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)d
2)c
Explicação:
fiz no clasroom
1) A resposta correta é d) Eram homens livres que possuíam terras, onde cultivavam a cana- de- açúcar, mas dependiam dos senhores de engenho para moê-las.
Os lavradores de cana eram donos de canaviais e como o processo de construir um engenho despendia grande quantidade de recursos, eles acabavam dependente de engenhos de outras pessoas para realizar o processo de moer a cana.
2) A alternativa correta é a letra a) A porcentagem maior de trabalhadores era de escravizados.
O trabalho nos engenhos-de-cana eram compostas por escravos africanos e seus descendentes. Executavam altas jornadas de trabalho, através da preparação do solo, plantação, colheita, além da produção de açúcar.
Quem não desempenhasse suas funções eram punidos, principalmente através de castigos físicos como agressões com a chibata.
Bons estudos!