1- QUE TIPO DE LIGAÇÃO QUÍMICA EXISTE ENTRE ÁTOMOS DE CARBONO E HIDROGÊNIO NO GÁS BUTANO?
2- PROPONHA UMA JUSTIFICATIVA QUE EXPLIQUE O QUE MANTÉM AS MOLÉCULAS DE GÁS BUTANO MAIS PRÓXIMAS UMA DAS OUTRAS QUANDO O BUTANO SE ENCONTRA NO ESTADO LÍQUIDO
3- COMPARANDO A INTENSIDADE DAS FORÇAS DE INTERAÇÃO INTERMOLECULAR DO TIPO " FORÇAS DE DISPERSÃO DE LONDON", COM AS INTERAÇÕES ELETROSTÁTICA QUE DÃO ORIGEM A LIGAÇÃO COVALENTE, QUAIS DEVEM SER MAIS FORTES?
Soluções para a tarefa
olá tudo bem?
1) O tipo de ligação que existe entre as moléculas de hidrogênio e do carbono no gás butano são ligações saturadas, ou seja, só tem ligações simples entre os átomos de carbono.
2) O que mantém as moléculas do butano mais perto no estado liquido é justamente a característica principal desse estado físico, pois a interação entre moléculas é maior devido as novas condições de temperatura e pressão necessárias para atingir esse estado físico.
3)As forças de dispersão de London são de fraca intensidade, tendo em vista que ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas do tipo polares e apolares. Essa força por sua vez ocorre por uma desarranjo momentâneo na nuvem eletrônica nas moléculas. Portanto as ligações covalentes são mais fortes, pois há um compartilhamento de elétrons o que tende a ser mais forte que as demais ligações químicas.
Espero ter ajudado!!