1-Que tipo de aproximação podemos fazer entre a Guerra do Contestado e a Guerra de Canudos?
2-Explique como se deu o conflito de terras na região do Contestado.
3-As principais insatisfações populares contidas na Guerra do Contestado e no Movimento social do Cangaço, no início da República Oligárquica, reflete, de algum modo, as insatisfações dos atuais movimentos sociais pela terra atualmente no Brasil? Justifique de forma clara e objetiva sua resposta.
Soluções para a tarefa
1)
Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889). A de Canudos aconteceu na Bahia, entre 1896 e 1897. A do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina, de 1912 a 1916. Nos dois casos, o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país - inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras. Não por acaso, a origem dos conflitos acabou sendo mais ou menos a mesma também: disputas fundiárias. Tanto em um como em outro episódio, o comando dos rebeldes coube a um líder religioso (Antônio Conselheiro e José Maria de Santo Agostinho, respectivamente). Acusados de fanatismo e de pregar a volta da monarquia, os dois movimentos foram trucidados pelas forças oficiais republicanas. Ao lado da Revolução Federalista, as guerras de Canudos e do Contestado entraram para a história como as maiores chacinas praticadas durante a Primeira República.
2)
Ao longo doas anos, a região do Contestado foi inúmeras vezes disputada entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Ao mesmo tempo, vemos que esse mesmo espaço era palco de uma luta por terras envolvendo sertanejos pobres, grandes proprietários de terra e grupos econômicos estrangeiros. Desse modo, vemos que a falta de uma política de distribuição de terras acabou fazendo desse espaço um foco potencial para o desenvolvimento de conflitos.
3) No caso da insatisfação popular contida na guerra do contestado: A desapropriação de uma faixa de terra ,de aproximadamente 30 quilômetros de largura, que atravessa os estados do Paraná e de Santa Catarina ,para a construção da estrada de ferro que ligaria a São Paulo ao Rio Grande do Sul ,provocou a expulsão dos posseiros da região e a falência, de vários pequenos fazendeiros que viviam da extração da madeira.
Resposta:
1)Ambos os conflitos foram movidos ou iniciados por conta do descontentamento da população com o governo e ambos tinham como lideres pessoas consideradas messiânicas o José Maria na guerra do contestado e Antonio Conselheiro em Canudos
2)Se deu por conta do governo de Afonso Pena dar como pagamento a Brazil Railway 15 km de cada lado da ferrovia que eles haviam construído. A Brazil Railway passou essas terras para a madeireira Lumber que ia "colonizar" as terras mas eles tinham como objetivo explorar os pinhos e imbuias que continham nas terras em volta da ferrovia, porém ali viviam camponeses e suas terras foram tomadas então eles acabaram se juntado ao beato José Maria e erguendo povoados na região de Santa Catarina Pretendida pelo Paraná, logo fazendeiros e a imprensa paranaense começaram a dizer que os sertanejos do Contestado eram anarquistas fanáticos e inimigos da república (essas palavras eram extremante semelhantes as usadas para criticar os sertanejos de Canudos) assim o governo paranaense mandou forças militares com artilharia pesada como metralhadoras e aviões devastando assim o povoado.
3)Sim. Podemos ver que movimentos como o MST (movimento sem terra) reivindicarem terras não utilizadas que poderiam ser uteis caso tivéssemos a reforma agraria.
Espero ter ajudado :)