1.Que relações as obras de aleijadinho tem com o patrimônio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho foi um importante escultor e arquiteto que viveu no Brasil durante o século XVIII. Foi o autor de inúmeras esculturas, sobretudo sacras, em Minas Gerais, na época o centro da mineração no Brasil. Na década de 1770, descobriu uma doença degenerativa que prejudicou seus movimentos e causou-lhe muito sofrimento até a sua morte, em 1814.
Antônio Francisco Lisboa, popularmente conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, atualmente Ouro Preto, em Minas Gerais. Sua data de nascimento é incerta, e há duas possibilidades trabalhadas pelos historiadores. Uma delas aponta que ele nasceu por volta do dia 29 de agosto de 1730; e a outra, que seu ano de nascimento foi 1738.
ESPERO TER AJUDADO.
Divergência
Órgãos do patrimônio histórico e artístico, no entanto, não afiançam essa estimativa de Coelho.
Segundo a diretora de Proteção e Memória do Iepha (órgão estadual de patrimônio de Minas Gerais), Selma Miranda, o tombamento individual de peças não é um procedimento comum. Inventários da obra de um artista são mais usuais, explicou.
No caso de Aleijadinho, disse Miranda, o Iphan (órgão federal de patrimônio) já inventariou peças de sua autoria que compõem bens tombados pelo órgão.
Falta ainda relacionar as obras de Aleijadinho que estão em coleções particulares, museus e igrejas não tombados.
Sobre as atribuições de autoria feitas pelo restaurador de Ouro Preto, a diretora do Iepha afirma que as peças ainda precisam ser submetidas a outras análises.
Só com novas opiniões é que pode ser garantida a confiabilidade do resultado.
Segundo ela, os órgãos de patrimônio podem requisitar as peças para análise, mas ainda não há nada previsto nesse sentido.