1) Que papel a Reforma Protestante exerceu sobre a ética do trabalho formulada por Weber?
2) O que ele procura demonstrar nesse pensamento?
3) Para Weber, como a doutrina do Calvinismo contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo e para a importância do trabalho?
4) Para você, qual é o real sentido do trabalho? Ele é punitivo, redentivo, ou nem uma coisa nem outra? Dê exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
N° 1) Muda radicalmente a visão sobre o trabalho conduzindo-o a um pleno reconhecimento. Será através da Reforma que o trabalho assumirá verdadeiramente um status de importância e contribuirá decisivamente para uma outra subjetividade manifesta no trabalho.
N° 2) Weber procura demonstrar que, desde o início da reforma assiste-se ao nascimento de uma concepção espiritual do trabalho, bem como ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu desenvolvimento no Ocidente.
N° 3) Weber propõe uma inversão no materialismo - propõe que um valor ético foi capaz de criar as condições para um desenvolvimento econômico - e torna-se, desse modo, um outro clássico fundamental na literatura sociológica. Para Weber, o espírito do capitalismo se desenvolveu a partir de dois aspectos: primeiro, era necessário homens de negócio e grandes capitalistas; em segundo, operários qualificados e de alto nível, e pessoal especializado (tecnologicamente e comercialmente). Esses componentes sociais coincidem no fato de serem majoritariamente protestantes. O protestantismo, principalmente o calvinismo, foi a força espiritual, o fator cultural que impulsionou o espírito capitalista no Ocidente. A doutrina Calvinista fundou uma moral individual e econômica favorável ao capitalismo e foi esta teologia que segundo Weber, deu ao capitalismo ocidental força e originalidade.
N° 4) Para mim, é necessário trabalhar para não morrer de fome. O sentido do trabalho não é nada mais do que fazer por onde ganhar dinheiro e ter uma vida estável. Mas como toda ação tem uma reação, acabamos por descobrir coisas novas e crescer como seres humanos. Redentivo, pois "não trabalhar significa não prestar homenagem a Deus. Somente razões imperativas como a doença podem impedir alguém de trabalhar, mas optar por não trabalhar ou não fazer de tudo para encontrar um trabalho é moralmente condenável. O ócio, assim como a preguiça não são desejados por Deus e o mais importante é que o trabalho constitui antes de mais nada a própria finalidade da vida."
Explicação:
Que pensamento não emtende