1. Que interesses econômicos da metrópole justificam a colonização? Como a ação catequética dos jesuítas contribuiu para o alcance dessas metas?
2. Por que a educação não é assunto prioritário no Brasil colonial?
3. Que influências os jesuítas exerceram sobre os colonos? E em que medida foram importantes para a constituição da cultura brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta: A colonização acontece por interesse da metrópole de expandir seu território, mão de obra para exportação ou trabalho, poder militar e troca, basicamente, pelo desejo de se tornar um poder maior em todos os sentidos de um país.
Porque a educação apenas ajudaria a alta classe do Brasil, sendo assim, para uma região da agropecuária e minerais, não era uma das preocupações da elite.
Os jesuítas exterminavam os nativos e sua cultura para espalhar a palavra de Deus, muitas vezes fazendo os índios trabalharem com os colonos em exterminarem seu próprio povo.
A constituição brasileira foi criada em cima dos ideais cristãos espalhados pelos jesuítas, ainda podendo serem vistos hoje em dia. Um exemplo disso é a poligamia, que continua não sendo aceita legalmente no Brasil.