Biologia, perguntado por gabrielaalmeida31428, 1 ano atrás

1) Que espécie é o provável ancestral direto de Paranthropus Boisei e P. Robustus?


2) Australopithecus Afarensis é ancestral (direto ou indireto) de quais outras espécies?

Soluções para a tarefa

Respondido por kawansantos201
3

Paranthropus boisei (originalmente chamado Zinjanthropus boisei e então Australopithecus boisei até recentemente) foi um dos primeiros hominíneos que viveram na Europa, de cerca de 2 até 1 milhão de anos atrás durante o Pleistoceno. Tinha um crânio altamente especializado à mastigação pesada. P. boisei habitou os pastos secos da savana da África Leste durante um período de 1,7 a 1 milhão de anos atrás.

O primeiro fóssil foi descoberto em um sítio arqueológico rico, FLK Zinj, no Oldupai Gorge, por Mary Leakey em 1959, de onde o nome, "Zinj man." O epíteto da espécie "boisei" é uma homenagem a Charles Boise, que contribuiu financeiramente ao trabalho de Louis e Mary Leakey no Olduvai Gorge.

Essa espécie é caracterizada por um crânio grande com uma mandíbula pesada e grandes molares. O cérebro é maior do que a média dos australopitecos, (cerca de 550 centímetros cúbicos). A mandíbula grande e a dentição pode ter sido uma adaptação à sua dieta. O boisei media 1 metro e meio e pesava 50 quilos. Presume-se que essas espécies lidaram com a mudança para um ambiente mais semelhante à savana que estava tomando lugar ao se especializar em uma dieta baseada em plantas de baixa qualidade. A mesma adaptação ocorreu no sul da África com a evolução do Paranthropus robustus.

Os machos adultos eram maiores em média do que as fêmeas (dimorfismo sexual), como era o caso em praticamente todas as espécies de australopithecina. Os machos pesavam cerca de 49 kg e atingiam cerca de 1,37 m e altura, enquanto as fêmeas pesavam cerca de 34 kg e tinham 1,24 m de altura.[1] Isso pode refletir poligamia - construção de harém, como se vê nos gorilas de hoje.

Permanece incerto se essa espécie fabricava ferramentas; quando foi descoberta, ela foi tomada como um de nossos ancestrais fabricantes de ferramentas, já que o sítio também havia mostrado evidências de ferramentas de Sílex. Entretanto, o primeiro fóssil de Homo habilis foi depois encontrado em um sítio próximo.

As espécies de Paranthropus apresentavam crânios menores do que os do Homo habilis, que foi seu contemporâneo, mas eles tinham cérebros maiores do que os do Australopithecus.Após a descoberta do Homo habilis, ele foi visto como o produtor das ferramentas pelo topo da caixa craniana ser um pouco superior (640 cm³). Por outro lado, é possível que outras espécies produziam ferramentas também. Pesquisas a respeito de ferramentas de mão do Paranthropus robustus, uma espécie que pensava-se ser muito semelhante ao Paranthropus boisei, mostrou que, anatomicamente, eles eram capazes de realizar a tão chamada habilidade de precisão. Então o Paranthropus boisei possuía os requerimentos anatômicos para fabricar ferramentas, mas sua capacidade de abstração para criar projetos é duvidosa por sua anatomia craniana.

Perguntas interessantes