Filosofia, perguntado por adry165, 6 meses atrás

1- О que é poder?

2- Quais são os aspectos que representam o “fenômeno do poder”?

3- Quais são os três tipos de “poder social”?

4- Explique o “poder” na visão de Maquiavel:

5- Explique o “poder” na visão de Hobbes:

Soluções para a tarefa

Respondido por jvitorpereirad71
2

Oi tudo bem✨

1 - Poder é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império.

2 - O fundamento ontológico do poder é a mantença da ordem, a garantia da segurança e a promoção do bem-estar social. O poder político e o poder jurídico são irmanados nesse sentido, todos quantos com suas atribuições comuns e específicas.

3 - Dentre as três formas de poder social, pode-se citar:

poder econômico; poder ideológico; poder político.

4 - Maquiavel ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era republicano. Em sua concepção, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.

5 - Apesar da variação nas definições, a soberania sempre está ligada à autoridade suprema, e é neste sentido que Hobbes afirma que o poder do soberano está acima de tudo e todos. ... Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.

se minha resposta foi útil marqua como melhor resposta

bons estudos

Respondido por Josielli906
0

Resposta:

1-transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo

possuir força física ou moral; ter influência, valimento.

2-o fundamento ontológico do poder é a mantença da ordem,a garantia da segurança e a promoção do bem-estar social. O poder político e o poder jurídico são irmanados nesse sentido,todos quantos com sua atribuições comuns e específica.

3-Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. Quem tem terras, dinheiro e bens exerce influência sobre os despossuídos.

Poder ideológico: é exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso. Geralmente, os atores desse tipo de poder trabalham para os atores dos outros dois poderes: o político e o econômico.

Poder político: é exercido pelas instituições oficiais, ligadas ao Estado. Pode ser legítimo, quando visa a finalidade da vida política, ou ilegítimo, quando é usurpado para gerar uma situação de dominação simples de certas classes ou pessoas.

4-Maquiavel ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era republicano.  Em sua concepção, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.

5-Hobbes afirma que o poder do soberano está acima de tudo e todos. Acima de leis e até mesmo da Constituição, tornando-se assim um poder absoluto e indivisível. É mister destacar que, antes de mais nada, “O Leviatã” é uma reposta para o caos social e político vivido pela sua geração, e o objetivo principal da obra é construir uma justificativa para a soberania.

Explicação:

Espero ter ajudado♡:)

Perguntas interessantes