1. Que características de Macunaíma, apresentadas no trecho, indicam sua "falta" de caráter?
Quais são as suas características positivas?
2. O romance de Mário de Andrade cumpre o projeto modernista de resgatar aspectos originais da cultura brasileira. Que elementos dessa cultura são apresentados no trecho?
3. A narrativa conta com vários elementos "fantásticos". No trecho transcrito, em que momento o fantástico aparece?
4. Leia o trecho a seguir.
Como aparece nesse trecho a preocupação de Mário de Andrade de criar uma língua que representasse a linguagem do povo Brasileiro?
Soluções para a tarefa
Olá! Vamos às respostas!!
1) O personagem Macunaíma é o característico “anti-herói”, um sujeito com ausência de caráter que reúne em si a miscigenação das raças e os aspectos negativos (defeitos) da nação brasileira. Tal mau caratismo revela-se a cada mudança de personalidade, promovida com a finalidade de tirar vantagem.
2) Com o intuito de resgatar aspectos da cultura nacional, Mário de Andrade apresenta na obra as riquezas naturais do país, como a fauna e a flora, os elementos medicinais, as lendas, os mitos e a linguagem indígena, como forma de destacar e valorizar a língua dos brasileiros.
3) Podemos citar como um exemplo de situação “fantástica” a passagem em que alguns personagens aproximam-se de uma poça que jorra água, e Macunaíma, quando passa por essa poça, torna-se um homem branco.
4) O trecho a que se refere é “No mucambo si alguma cunhatã se aproximava dele para fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava.”
Por meio dessas expressões populares, como “cunhatã”, "mucambo", “graças”, “festinha”, Mário de Andrade preocupa-se em apresentar uma linguagem simples, do povo, de modo que essa parcela da população compreendesse o que estava escrito na obra.
Espero ter ajudado ;)
1. Macunaíma divertia-se em decepar a cabeça de saúvas, urinava na rede de sua mãe e cultivava palavras de baixo calão. Entretanto, tratava com respeito os idosos e era dedicado à vida religiosa.
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter
O romance modernista "Macunaíma", do escritor brasileiro Mário de Andrade, propõe um protagonista que foge dos valores virtuosos típicos dos personagens principais das obras da literatura.
Seu subtítulo, "o herói sem nenhum caráter", denota essa intenção.
É um exemplar do arquétipo da ficção que, hoje, denomina-se "anti-herói".
Aprenda mais sobre Macunaíma: https://brainly.com.br/tarefa/22553512
2. Estão presentes no trecho transcrito do romance "Macunaíma, o herói sem nenhum caráter" aspectos da cultura originária tais como as malocas, os banhos de rio, as danças religiosas e os sonos de rede.
Macunaíma e o Modernismo no Brasil
No Brasil, o Modernismo foi uma escola artístico-literária cuja principal característica era o nacionalismo, ou seja, buscava resgatar os valores originários do país nas suas obras.
Em "Macunaíma", esse resgate se dá desde a escolha dos nomes dos personagens até os seus hábitos e as locações em que se dão os acontecimentos da história.
Aprenda mais sobre Macunaíma: https://brainly.com.br/tarefa/3399204
3. O fantástico está presente na seguinte passagem do trecho lido: "Nem bem teve seis anos deram água num chocalho pra ele e Macunaíma principiou falando como todos".
O fantástico em Macunaíma
Mário de Andrade, o autor de "Macunaíma", buscou reiterar os valores nacionalistas do Modernismo ao imprimir em sua obra elementos que remetem ao místico, ao fantástico.
No trecho transcrito, o narrador abre mão do realismo ao afirmar que o protagonista, ao beber água num chocalho, como num passe de mágica, começou a falar com fluência.
Aprenda mais sobre Macunaíma: https://brainly.com.br/tarefa/26195657
4. Por meio das expressões idiomáticas típicas do Brasil.
De modo a cultuar o nacionalismo característico do Modernismo, para aproximar o leitor brasileiro de "Macunaíma" pela linguagem, o autor Mário de Andrade emprega em sua obra expressões idiomáticas locais.
A exemplo disso, temos as seguintes passagens do trecho lido:
- Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros;
- Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói mijava quente na velha;
- Nas conversas das mulheres no pino do dia o assunto eram sempre as peraltagens do herói.
Aprenda mais sobre Macunaíma: https://brainly.com.br/tarefa/22401534