1) quantos anos Vargas se manteve no poder 2) quais formas as condições políticas que levaram Vargas ao poder em 1930 3) O que foi a revolução constitucionalista de 1932, ou seja, quais foram os motivos dessa revolta? 4) O que foi o estado novo? e quanto tempo durou 5) quais foram os motivos que levaram ao fim da era Vargas
Soluções para a tarefa
Resposta: 1) 15 anos
2) A subida de Getúlio Vargas à presidência do Brasil foi o resultado final da Revolução de 1930, responsável por destituir Washington Luís do poder e por impedir a posse do presidente eleito em pleito presidencial daquele ano, o paulista Júlio Prestes. Essa crise aconteceu em decorrência da entrada de novos atores nos quadros da política brasileira como os tenentistas e das disputas que começaram a surgir entre as oligarquias que controlavam a política do país.
3) A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.
Causas: Além da Revolução de 30, o Brasil não conseguia exportar as sacas de café produzidas.
Defendiam o respeito às leis da Constituição de 1891 e o fim dos golpes políticos.
Antes mesmo da Revolução de 1932 começar, os representantes políticos de São Paulo tentaram negociar a convocação de uma Constituinte.
Dessa forma, no dia 9 de julho de 1932 o grupo de revolucionários, liderados pelos generais Euclides de Figueiredo, Isidoro Dias Lopes e Bertoldo Klinger foram até à sede do governo federal. Assim, por conta do bloqueio naval da Marinha ao Porto de Santos e a falta de apoio dos insurgentes o grupo dos revolucionários não teve a força esperada.
4) O Estado Novo foi a terceira e última fase da Era Vargas. Durou de 1937 a 1945 e sucedeu, portanto, as fases do Governo Provisório (1930 a 1934) e do Governo Constitucional (1934 a 1937).
5) Golpe de forças conservadoras derrubam Getúlio Vargas, afastando as possibilidades de governos populares. Getúlio voltaria eleito em 1951. Em 1954 comete suicídio.
Espero ter ajudado :)