1) Quanto tempo leva para termos uma boa flexibilidade?
2) Quais fatores que afetam a flexibilidade?
3) Quais os tipos de flexibilidade?
4) É ideal fazer o alongamento antes ou depois da atividade física ?
5) qualquer pessoa pode fazeralongamento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.
2- Vários fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos.
3-Flexibilidade ativa
Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento alcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados. O desenvolvimento deste tipo de flexibilidade pode ser mais difícil pois requer a flexibilidade passiva para assumir a posição inicial e da contração dos músculos agonistas para mantê-la. Algumas atividades que necessitam o desenvolvimento deste tipo de flexibilidade são: Ginástica rítmica, Ginástica olímpica, ballet, Artes marciais, entre outras.
Flexibilidade passiva
Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. sobre flexibilidade. A flexibilidade passiva é sempre maior que a flexibilidade ativa,[1] e a diferença entre as duas é chamada de "reserva de movimentos".
4- Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos.
5- Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade.
Explicação:
1 - De maneira geral, estima-se que em oito semanas uma pessoa possa adquirir uma boa flexibilidade, todavia isso não é uma regra geral apenas uma estimativa.
Formas de obter flexibilidade
Para ter uma boa flexibilidade, a pessoa tem que se comprometer ter uma frequência e intensidade de treinos, além de manter uma boa alimentação e bom descanso.
Além disso, a pessoa precisa manter um bom estado físico, visto que quanto mais gordura uma pessoa tiver em seu corpo, tem-se que ela tende a ter menos mobilidade.
2 - Dentre vários fatores que afetam a flexibilidade, pode-se citar: sexo, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal, etc.
Fatores que afetam a flexibilidade
Um fator que afeta bastante a flexibilidade é a presença de gordura no corpo, pois quanto mais gordura uma pessoa possui em seu corpo tem-se que menos mobilidade e flexibilidade essa pessoa tende a ter.
A prova disso, é analisar a dificuldade e até pouca resistência que obesos possuem em inicialmente adotar a prática de atividades físicas.
3 - A flexibilidade pode ser basicamente dividida em duas categorias, sendo elas:
- flexibilidade ativa;
- flexibilidade passiva.
Flexibilidade passiva e flexibilidade ativa
Na flexibilidade ativa visa-se obter o máximo de amplitude através movimentos que são executados pelos músculos de maneira voluntária.
Na flexibilidade passiva visa-se atingir a máxima amplitude articular em um movimento por meio de aparelhos, força de segundos, etc.
Em ambos, visa-se ter um maior alcance por meio dos movimentos o que contribui com os movimentos funcionais do corpo.
4 - O ideal é se alongar antes e após fazer atividade física, visto que esses tipos de alongamentos possuem finalidades distintas.
Categorias de alongamento
Quando se alonga antes de fazer atividades físicas visa-se a prevenção contra lesões, o que é uma forma de deixar o corpo mais flexível para movimentos que sucederão o alongamento.
Por mais que um atleta seja amador, tem-se que se ele realmente deseja obter o alto rendimento esportivo, se alongar é um passo indispensável para realização de seus treinamentos.
5 - Sim, qualquer pessoa pode fazer alongamento, visto que toda pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade.
Importância do alongamento
É comum que muitas pessoas se alonguem por conta própria, todavia existem casos de pessoas que preferem se alongar apenas com um profissional da área, o que é recomendado.
Essa ação é recomendada, principalmente se a pessoa já for de idade e possui qualquer tipo de comorbidade que a possa impedir de executar corretamente os movimentos de alongamento.
Saiba mais sobre alongamento em:
https://brainly.com.br/tarefa/30223070
https://brainly.com.br/tarefa/26886269
https://brainly.com.br/tarefa/12284868
https://brainly.com.br/tarefa/47474056
https://brainly.com.br/tarefa/40851517
Bons estudos!
#SPJ3