1. Quando surgiu a G.A? Como ela era praticada inicialmente?
2. Quais foram as transformações da G.A ao longo do tempo?
3. Na sua comunidade/bairro/cidade, a G.A é ou já foi praticada? Há espaços disponíveis para a
sua prática? Quais?
4. Quais são os principais ginastas medalhistas mundiais da G.A masculina e feminina? Crie uma
tabela para apoiar sua pesquisa. Contemple as três principais competições: Olimpíadas, Copa
do Mundo e Campeonato Mundial.
5. Quais são os critérios exigidos na competição da Ginástica Artística? Local de competição,
pontuação, gestos obrigatórios, exigências, tempo, espaço, especificidade dos aparelhos
femininos e masculinos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Quando surgiu a G.A? Como ela era praticada inicialmente?
A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes.
B) Quais foram as transformações da G.A é ou já foi Praticada? Há espaços disponíveis para sua pratica? Quais?
Resposta Pessoal
C) Quais são os principais ginastas medalhistas mundiais da G.A masculina e feminina? Crie uma tabela para apoiar sua pesquisa. Contemple as três principais competições; olimpiadas, copa, do mundo e campeonato Mundial.
* Quais são os principais ginastas medalhistas mundiais da G.A masculina e feminina?
Nas Olimpíadas:
1. Masculino: Nikolay Andrianov (15 medalhas);
2. Feminino: Larissa Latynina (18 medalhas).
Na Copa do Mundo e no Campeonato Mundial:
1. Feminino: Simone Biles (25 medalhas)
2. Masculino: Kohei Uchimura (10 medalhas)
campeonato Mundial
1 - Feminino: Simone Biles - 25 medalhas
2 - Masculino: Nikolay Andrianov - 15 medalhas
D) Quais são os critérios exigidos na competição da ginastica artística local de competição, pontuação, gestos obrigatórios, exigências, tempo, espaço, especificada dos aparelhos femininos masculinos?
Pontuação
O resultado base para cada exercício é de 9.6 pontos, aos quais podem ser descontados pontos devido a faltas ou acrescidos bônus para exibições excepcionais. Nas competições por grupos, a pontuação base é 19.20, sendo a pontuação máxima 20 pontos.
Cada exercício deve incluir 4 elementos de dificuldade B e 4 elementos de dificuldade A. Nas finais são exigidos também elementos de maior dificuldade, C e D, um dos quais deve ser executado com a mão esquerda. A totalidade do solo (tablado) deve ser utilizado durante o exercício, e os elementos devem fluir na coreografia e não seguir-se apenas uns aos outros.
Ordem dos aparelhos
A ordem dos exercícios é decidida pela Federação Internacional de Ginástica. Para os Jogos Olímpicos essa ordem é corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.
Faltas
Existem diversas faltas que podem ser cometidas ao longo do exercício e que vão condicionar a pontuação. Algumas delas são:
- falta de unidade no exercício;
- falta de equilíbrio entre os diversos elementos;
- utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos;
- música inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco;
- falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transições;
- começar o exercício sem contato com o aparelho.
Bônus
O acréscimo de pontos pode advir de diversos fatores, nomeadamente:
- originalidade da coreografia;
- acompanhamento musical;
- desempenho excepcional por parte da ginasta.
Regras por aparelho
Corda
Existem diversos exercícios obrigatórios que incluem balanços, círculos, enrolar e desenrolar a corda, atirar ou receber a corda. As ginastas podem ainda saltar através da corda aberta ou dobrada de diferentes formas.
Arco
Os passos a serem executados com o arco são os saltos, as rotações, atirar e apanhar o arco. As manobras que podem ser consideradas mais difíceis e passivas de receber bônus são a projeção do arco a uma altura elevada e apanhá-lo de uma forma original e diferente.
Bola
A bola não pode ser agarrada, apenas sustentada com a mão, o que significa que são necessários movimentos mais graciosos como rodá-la, segurá-la para fazer passar sobre ou sob o corpo da ginasta e atirá-la para o ar.
Maças
Os movimentos mais freqüentes neste exercício são as rotações, atirar as maças ao ar ou passá-las de mão em mão e movimentá-las de forma rítmica para acompanhar a música.
Fita
O exercício com fita proporciona um espetáculo bastante bonito quando a ginasta a agita de modo a formar diferentes padrões e figuras. Existe uma regra importante neste aparelho que é a obrigatoriedade da constante movimentação da fita.
Grupos
Num grupo, os seus cinco elementos devem trabalhar de forma unida e coesa, pois a pontuação final depende não só do desempenho individual, mas também da prestação de todas em conjunto. O tipo de elementos que devem ser executados nestes exercícios são semelhantes às prestações individuais, com a exceção das trocas de aparelhos, que abrem um vasto leque de combinação de movimentos.
Cada grupo deve competir com duas rotinas diferentes, sendo uma delas com todos os aparelhos iguais e a outra com diferentes aparelhos combinados.