1 ) Quando ocorreu o ciclo econômico do pau-brasil ?
2) Como o pau-brasil foi explorado pelos portugueses ?
3) Por que os portugueses fizeram troca com os índios ( escambo ) num primeiro momento e depois acabaram escravizando os índios para conseguir o pau- Brasil?
4) Por que a exploração do pau-brasil entrou em declínio?
5) Como o pau-brasil é utilizado nos dias de hoje ?
6) Como está se evitando a extinção do pau-brasil?
Soluções para a tarefa
1 = O Ciclo do Pau-Brasil aconteceu no decorrer da fase pré-colonial do Brasil, entre os anos de 1500 e 1530, na mesma época em que houve o Descobrimento do Brasil. A madeira de Pau-Brasil foi a primeira matéria prima a ser explorada pelos portugueses durante o período da colonização do país.
2 = A exploração do pau-brasil foi a primeira atividade realizada pelos portugueses no Brasil durante o século XVI e aconteceu por meio da exploração da mão de obra dos indígenas. ... O trabalho de derrubada da árvore era realizado pelos indígenas com base no escambo.
3 = Mais tarde, os portugueses decidiram escravizar os índios e obriga-los a cortar as árvores por todo o sertão, isso porque os escravos africanos eram muito caros. Lidar com os índios não era fácil, pois eles fugiam e os portugueses não conseguiam capturar, já que os nativos tinham maior conhecimento do território.
4 = A descoberta de novos corantes naturais e a escassez da árvore levaram ao declínio da exploração do Pau-Brasil e deram início ao Ciclo da Cana de Açúcar, produto que efetivamente levou à colonização na América Portuguesa e se tornou mais efetivamente lucrativo.
5 = Sua madeira é muito pesada, lisa e dura e, por isso, muito cobiçada para a construção naval e marcenaria de luxo. Ainda hoje, com planos de manejo, o pau-brasil continua sendo usado na confecção de arcos de violino e exportado em pequenas quantidades, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
6 = Nos 30 primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil a principal atividade realizada no país foi a exploração de Pau-Brasil, mas a atividade continuou sendo realizada por mais 370 anos. Isso resultou em vários quilômetros de floresta totalmente devastados e a quase extinção da árvore. O chamado Ciclo Econômico do Pau-Brasil só terminou no início do século XIX, quando foi descoberto na Europa um corante artificial semelhante ao extraído da árvore.