Filosofia, perguntado por thaiscristinagsilva0, 1 ano atrás

1. Quando o Estado usa seu poder para praticar alguma forma de violência contra um cidadão, ele pode fazê-lo de forma legítima?

Soluções para a tarefa

Respondido por ynocas
14

Resposta:

O estado é ilegítimo, portanto suas ações, em especial a agressão, são ilegítimas.

Explicação:

O estado não necessita, por definição, de aceitação para exercer violência sobre outro. A base da ética é que toda e qualquer agressão, que não sobre uma agressão prévia, é injustificada. (Vertentes discutem sobre a validade de qualquer tipo de agressão, mas a base ética define agressão como ruim.)

O estado afeta a liberdade do cidadão à partir do momento em que o indivíduo é obrigado à algo por pena de agressão, portanto cedendo sua liberdade. Não se há a escolha de obedecer ou não ao estado, se deve pagar impostos, se deve ter permissão para abrir negócios, etc... Caso não se cumpra as regras do estado, sejam estas quais forem, o indivíduo será agredido até concordar, senão será morto se persistir.

Muitos debatem que o estado é necessário para se fazer justiça e definir regras, entretanto, a ética define a regra mais básica da não agressão. Toda e qualquer outra regra deve nascer desta, e qualquer outra regra deve ser imposta sobre outro apenas se este concordar com ela previamente.

Respondido por larissamagrani
1

Há uma grande diferença entre legitimidade e justificação. O Estado possui legitimidade para atuar com poder e violência, mas esta precisa ser limitada.

Vamos entender mais sobre a violência estatal na concepção da teórica política Hannah Arendt.

O poder para Hannah Arendt

  • Hannah Arendt diz que o poder é compartilhado e obtido por meio da relação entre as pessoas e pelo poder da palavra.

  • Na esfera aparente, os homens só são detentores do poder legítimo quando agem em comum acordo e são livres para opinar sobre os assuntos públicos.

  • Arendt diferencia poder de violência e concebe que a violência é uma negação do poder e o afeta negativamente.

  • O regime ideal, para Arendt, é a democracia, pois é onde o poder pode transparecer e se desvelar na sociedade política.

Saiba mais sobre Hannah Arendt em: brainly.com.br/tarefa/13339758

Anexos:
Perguntas interessantes