1. quando há duas orações, é possível estabelecer relações entre elas. em "é correto afirmar que falar demais e alto provoca a afonia." há uma relação de * 1 ponto a) causa, pois falar demais é o motivo para falar alto e ter afonia. b) consequência, pois falar demais e alto gera a afonia que é ficar sem voz. c) conclusão, pois ao falar demais e alto pode-se concluir que haverá afonia em algum momento. d) continuidade, pois há uma afirmação correta com causa e consequências apresentadas em uma única oração.
Soluções para a tarefa
Resposta
1-B
consequência, pois falar demais e alto gera a afonia que é ficar sem voz.
2-B
Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa.
explicação:fiz no class
Orações subordinadas adverbiais consecutivas (B)
Orações subordinadas adverbiais consecutivas apresentam uma ideia de consequência, resultado, circunstâncias de efeito por conta de determinada ação.
São representadas por locuções conjuntivas como: de sorte que, de modo que. Um exemplo de oração subordinada adverbial consecutiva é: o valor da casa custava tão caro, que ela desistiu da compra.
As orações subordinadas adverbiais podem se classificar ainda em: causal, representando a razão da ação (porque, visto que, como), condicional, que atribui uma ideia de condição (se, caso, desde que), concessiva (embora, a menos que, se bem que), conformativa (conforme, consoante, como), comparativa (como, que, do que), final (para que, a fim de que, que), temporal (quando, enquanto, logo que) e proporcional (à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais).
Link: brainly.com.br/tarefa/31142397