1 - Quando dizemos que “fulano agiu sem pensar"
estamos afirmando que ele foi incapaz de frear seus
instintos e raciocinar antes de agir em determinada
situação. Quais os perigos disso no ambiente de
trabalho? E qual a relação dessa atitude com a
Inteligência emocional?
Soluções para a tarefa
Quais os perigos disso no ambiente de
trabalho?
Você sabe qual a importância de desenvolver a inteligência emocional no trabalho? É através dela que um profissional tem a oportunidade de conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência. Isso vale também para quem deseja desenvolver uma boa liderança na empresa em que atua.
Um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade.
Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ser bem-sucedido e ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos de uma forma geral.
Hoje a inteligência emocional acabou se tornando uma condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais no que se refere à liderança, gestão e organização, uma vez que é somente por meio dela que haverá a possibilidade dos profissionais que fazem parte de uma empresa trabalharem cada vez melhor em equipe, compreenderem a si mesmos e ao próximo, tendo ainda mais empatia, bem como motivando-se constantemente no sentido de alcançar resultados extraordinários para os negócios como um todo.
É a partir disso que se faz necessário estimular o desenvolvimento de atividades para trabalhar a inteligência emocional e também para aumentar ainda mais a qualidade de vida no trabalho.
E qual a relação dessa atitude com a
Inteligência emocional?
O trabalho é algo de extrema importância na vida do ser humano e que ocupa grande parte de nossa existência. Digo isso, pois passamos um tempo considerável de nossa trajetória realizando as atividades laborais que escolhemos, para que assim tenhamos a oportunidade de aproveitar os frutos de tudo aquilo que realizamos profissionalmente no momento em que nos aposentarmos.
Por se tratar de algo que justamente ocupa um espaço significativo em nossa vida, precisamos lidar com ele, e com tudo que o envolve, da melhor maneira possível, pois somente assim poderemos ter os resultados positivos que tanto desejamos conforme evoluímos profissionalmente.
Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.
É por este motivo que hoje escolhi falar sobre um assunto e uma poderosa ferramenta, que ao ser desenvolvida e aprimorada em seu dia a dia, te dará ainda mais chances de colher bons frutos, não só em sua carreira, mas também em sua vida pessoal como um todo. Estou falando da inteligência emocional, uma grande aliada em seu processo de desenvolvimento e também contra o estresse causado pelo trabalho.
Mas além de falar sobre inteligência emocional, quero compartilhar com você uma super dica, que também vai te ajudar a melhorar ainda mais o seu desempenho profissional, através da qualidade de vida.
Faça agora mesmo o download o e-book “Por que investir em qualidade de vida no trabalho” e veja como você pode se tornar um profissional ainda mais completo e realizado em seu local de trabalho.
O que é inteligência emocional
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional, que é o que vamos focar de forma mais aprofundada neste conteúdo
Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim este saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também o dos outros. Além disso, o desenvolvimento da inteligência emocional facilitará a percepção, por parte de qualquer tipo de indivíduo, do comportamento de cada pessoa com as quais ele trabalha e também com as quais se relaciona de uma
Você sabe qual a importância de desenvolver a inteligência emocional no trabalho? É através dela que um profissional tem a oportunidade de conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência. Isso vale também para quem deseja desenvolver uma boa liderança na empresa em que atua.
Um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade