1)
“Qualquer que tenha sido a razão do avanço britânico, ele não se deveu à superioridade tecnológica e científica. Nas ciências naturais os franceses estavam seguramente à frente dos ingleses, vantagem que a Revolução Francesa veio acentuar de forma marcante, pelo menos na matemática e na física, pois ela incentivou as ciências na França enquanto a reação suspeitava delas na Inglaterra.”
Na passagem acima, Hobsbawm tece comentários sobre a inferioridade inglesa na ciência e na técnica, às vésperas da Revolução Industrial. Escolha a alternativa que melhor descreve a situação dos inventos ingleses nesse momento e a sua relação com o atraso científico nesse país:
Alternativas:
a)
A Revolução Industrial foi realizada basicamente com ferramentas simples, como martelos e teares manuais. Não era necessário qualquer domínio da técnica.
b)
Os ingleses notavelmente recrutaram artesãos italianos e alemães para a modernização de suas manufaturas.
c)
É por esse motivo que a primazia na Revolução Industrial é francesa, até 1840, ano em que o Reino Unido se moderniza tecnologicamente.
d)
As primeiras máquinas incorporadas à tecelagem e à fiação não exigiam conhecimentos científicos para sua montagem ou operação. Também eram aparelhos baratos, demandando baixos investimentos.
e)
A situação das manufaturas irlandesas era peculiar; nesses espaços, avanços tecnológicos guiavam a criação de novas máquinas, importadas pelos ingleses.
2)
“Qualquer que tenha sido a estrutura social, entretanto, a importância das colônias para o desenvolvimento econômico europeu está em que elas produziram um volume cada vez maior de artigos de exportação, primordialmente gêneros alimentícios, matérias-primas, e receberam, em contrapartida, um fluxo crescente de produtos manufaturados europeus. Esse não foi um lucro momentâneo. Constituiu um incremento duradouro para a pressão de demanda sobre a indústria europeia e, desse modo, como veremos, contribuiu para a Revolução Industrial.”
A passagem acima discorre sobre a importância das colônias para a realização da Revolução Industrial, citando a exportação de matérias primas. Dentre as matérias primas produzidas nas colônias, a mais importante para a industrialização original na Inglaterra é a(o)
Alternativas:
a)
Cana de açúcar.
b)
Carvão.
c)
Lenha.
d)
Café.
e)
Algodão.
3)
“A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial. Nessa medida tratou-se de ma verdadeira revolução, por seu enorme impacto sobre a estrutura da sociedade. Esse processo de transformação foi acompanhado por uma notável evolução tecnológica.”
A passagem acima apresenta uma definição sumária da Revolução Industrial. Esse importante fenômeno, originado em meados do século XVIII, foi marcado pela primazia da Grã-Bretanha. Escolha a alternativa que lista corretamente as causas do pioneirismo inglês:
Alternativas:
a)
Mercantilismo, situação peculiar religiosa e política, desenvolvimento das manufaturas, acesso quase ilimitado ao algodão, aristocracia financeira e expansão do Império Britânico.
b)
Capitalismo agrário, situação peculiar dos trabalhadores e capitalistas, desenvolvimento das manufaturas, acesso quase ilimitado ao algodão, aristocracia financeira e expansão do Império Britânico.
c)
Capitalismo agrário, situação peculiar dos trabalhadores e capitalistas, desenvolvimento da agropecuária, acesso quase ilimitado ao carvão e ao petróleo, aristocracia financeira e expansão do Império Britânico.
d)
Capitalismo agrário, situação peculiar dos trabalhadores e capitalistas, desenvolvimento das manufaturas, acesso quase ilimitado ao algodão, aristocracia rural retrógrada e contração do Império Britânico.
e)
Primazia científica e tecnológica, distribuição igualitária de renda, desenvolvimento das manufaturas, acesso quase ilimitado ao algodão, aristocracia financeira e expansão do Império Britânico.
4)
“A grande diferença em relação à primeira fase da Revolução Industrial era a o estreito relacionamento entre a ciência e a técnica, o laboratório e a fábrica. A aplicação da ciência era imposta pela necessidade de redução dos custos, tendo em vista a produção em massa. O capitalismo concorrencial foi o propulsor dos novos avanços técnicos.”
A passagem acima explora brevemente a relação entre ciência e produção na Segunda Revolução Industrial. Assinale a alternativa que mobiliza corretamente um exemplo dessa relação.
Alternativas:
a)
A criação científica de teares e fiadeiras para a indústria algodoeira.
b)
A comoditização de microchips, com custo de produção vastamente reduzido.
c)
A incorporação de técnicas inovadoras na colheita de cereais.
d)
O desenvolvimento de formas cientificamente apuradas de tratamento do aço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
Resposta:
atividade de aprendizagem 4.
RESPOSTAS.
1D
2E
3B
4D
Explicação:
cristianowilerson:
Correto, obrigado!
Respondido por
1
Resposta:
RESPOSTAS.
1D
2E
3B
4D
Explicação: AVA
Perguntas interessantes
Direito,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás