1- qual significado do nome Mesopotâmia, e quem atribuiu tal nome e porquê?
2- porque havia muita disputa por essa região?
3- quais povos dominaram a região?
4- qual é uma das explicações para o surgimento das cidades?
5- o que se pode dizer sobre a religiosidade dos povos mesopotâmicos?
6- quais funções os sacerdotes assumiam?
7- como a religião sempre foi utilizada?
8- de acordo com a política e a religião, que lugar o rei ocupava?
9- quais foram as fases da transformação da escrita suméria?
10- que meio foi encontrado no código de Hamurabi para conter os excessos, como a violência sem fim entre grupos rivais?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
mesopotâmia
Aprenda a pronunciar
substantivo feminino
terra ou região entre rios.
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
- Mesopotâmia é uma palavra grega que significa "terra entre rios". Essa região recebeu esse nome porque fica entre os rios Tigre e Eufrates. Hoje, essa área corresponde a um país chamado Iraque.
- Havia a necessidade da construção de diques para conter violentas enchentes, devido a isso precisava-se de planejamento e estocagem da produção, por isso organizou-se o Estado, como um meio de administrar essas necessidades. Os governantes aproveitaram-se da situação para enriquecerem. Assim, as terras, que antes eram comunais, passaram a ser do Estado e, com o tempo, as elites guerreiras tomaram as melhores terras que o governo controlava. Essa elite associou-se a sacerdotes e grandes comerciantes, formando a classe exploradora.Cidades sumerianas ocupavam melhores terras, por isso chamava a atenção dos acádios, povo da cidade de Acad. Em aproximadamente 2500aC, acádios dominaram cidades da Suméria. Os Acádios utilizavam arco e flechas, mostrando-se mais rápidos que a infantaria (tropas a pé) sumeriana, com seus escudos e lanças pesadas. Comandados por Sargão I, acádios fundaram o primeiro Império Mesopotâmico, que se expandiu do golfo Pérsico até as regiões de Amorru e Assíria. Com a morte de Sargão I, crescia luta de sumérios por sua liberdade.
- Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, os acádios, os amoritas ou antigos babilônios, os assírios, os elamitas e os caldeus ou neobabilônicos.
- A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.
- Os povos mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses ao mesmo tempo, muitos relacionados à natureza. Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.
- os templos tinham função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de moradas para deuses, Os sacerdotes eram os "mestres das épocas, pois eles tinham contato, supostamente, direto com os Deuses, além de prever o futuro e fenômenos como o eclipse, e etc.
- A mesopotâmia é uma região de planalto de origem vulcânica localizada no oriente médio, entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, e que hoje é definido como o território do Iraque. Foi considerada uma sociedade muito organizada e que é conhecida pelas inúmeras cidades–estados. Tais cidades eram muito parecidas com as cidades gregas em termos de independência e autonomia. Na questão religiosa a Mesopotâmia era bastante diversificada, onde estavam presentes várias crenças e divindades. Muitas delas podem ser encontradas nas formas mais variadas, podendo ter sua imagem vinculada a figura humana, ou, como na maioria das vezes, tinha características relacionadas a elementos da natureza.
- A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.
- Houve três estágios: Estágio pictográfico: os primeiros sinais criados eram apenas desenhos figurativos do objeto representado. Estágio ideográfico: posteriormente, os sinais passaram a significar ideias que iam além da simples figura do objeto representado.
- Código de Hamurabi: Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado a morte. Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado a morte. Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem. Se um homem quiser se separar e sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir.
- Veja os principais pontos do código e continue a leitura para conferir no detalhe tudo sobre o Código de Hamurabi!
- Não cumprimento de contrato;
- Lei de talião (olho por olho, dente por dente);
- Falso testemunho;
- Roubo e receptação;
- Estupro;
- Família;
- Escravos;
luainealmeida:
obrigada
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Ed. Moral,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás