1) Qual seria o ciclo biogeoquímico da água?
2) Como as panelas de pressão possibilitam o cozimento mais rápido de alimentos?
3) Faça uma breve pesquisa sobre Denis Papin (1647-1712) e a invenção da panela de pressão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O ciclo da água é representado basicamente por dois processos, a evaporação e a transpiração. ... Curto: quando a água dos oceanos, rios, mares, lagos evaporam e retorna à superfície na forma de chuva e neve; Longo: quando a água passa pelo corpo dos animais antes de voltar para o meio ambiente.
2) A panela de pressão aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C. Assim, ela cozinha os alimentos de forma mais rápida. Isso porque o objeto aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C.
3) Chegado o ano de 1679 o físico francês Denis Papin, apoiado neste princípio, criou um utensílio que segundo ele próprio referiu, “amolecia os ossos e cozia rapidamente as carnes mais duras”. Desta definição original, adveio o nome de “digestor” ou “marmita de Papin”. Consistia num recipiente em ferro fundido, com uma tampa provida duma válvula de segurança, que o fechava duma forma hermética. Esta concepção resultava em pleno pois a pressão criada pelo vapor de água aumentava o grau de ebulição e a válvula permitia a saída de vapor em excesso mantendo nivelada a pressão. Desta forma os alimentos, sobretudo os mais difíceis de cozer como carne, feijão ou batatas eram confeccionados muito mais rapidamente.