Português, perguntado por Samidpaula, 1 ano atrás

1- Qual sao os determinantes do substantivo na fuçao sintática?
2- qual é o papel que os determinantes do substantivo exercem na funçao sintática ?
3- quando um adjetivo é adjunto adnominal e predicativo do sujeito?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielasardagna
4

1. Os determinantes que sempre acompanham o substantivo são: Artigo;Pronomes demonstrativos (que se flexionam em pessoa) ;Pronomes indefinidos (adjetivos);Numerais cardinais.

2.
teu violão / esse violão / três violões

o exemplo acima, os determinantes modificaram o significado do substantivo violão: teu indica posse; esse faz referência ao lugar (ou à proximidade do violão) e três assinala a quantidade de violões. O determinante concorda com o substantivo em gênero e número. Existem diversos tipos de determinante, classificados em função da significação que dão ao substantivo.

3.

* Enquanto o adjunto adnominal se concebe como termo acessório da oração, ou seja, representa apenas parte de um termo essencial ou integrante dela, o predicativo se revela como um termo essencial, de modo a deixá-la (a oração) compreensível, dotada de sentido. Vejamos, pois, alguns exemplos que subsidiarão nosso entendimento:

A garota é bela.

“Bela”, nesse caso, representa um elemento essencial à constituição do enunciado, pois sem a presença desse termo o entendimento estaria comprometido.

Daí considerarmos que se trata de um predicativo, visto que atribui uma característica ao sujeito, cujo núcleo é representado por “garota”.

Caso disséssemos assim:

A garota educada está alegre.

Constatamos que o termo “educada” pode perfeitamente ser retirado do contexto oracional, sem que isso cause nenhum dano ao perfeito entendimento do discurso. Logo, trata-se de um termo acessório da oração, por conseguinte classificado como adjunto adnominal.

* A função predicativa que se atribuiu ao adjetivo se evidencia marcada no tempo, sendo o verbo o responsável por essa relação cronológica entre a qualidade e o ser. Assim, analisemos outros enunciados:Ele agora é estudioso, mas era desinteressado.

Os termos que se encontram em destaque representam, pois, o adjetivo exercendo a função de predicativo.Enquanto que nesta: O bom filho obedece.Inferimos que o adjetivo “bom”, ora representando a função de adnominal, pode ser dispensável ao contexto.

Perguntas interessantes