1-Qual o papel da ciência e tecnologia no combate a Pandemia de Covid-19?
2-Cite as tecnologias que estão sendo desenvolvidas nesse enfrentamento a pandemia?
3-Argumente se é possível enfrentar a pandemia sem recursos tecnológicos?
4-Descreva algumas diferenças entre os tipos de testes citados no texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
eles estão estudando a genética do virós para achar uma cura
Explicação:
Drones pedindo à população para ficar em casa,Robôs,
1) A ciência é um campo que abrange todo o conhecimento humano, ou seja, todas as ciências. As duas principais que estão em ação no momento de um combate a uma pandemia são: Medicina e Biologia.
Os profissionais das duas áreas vem trabalhando em objetivos diferentes para resolver a situação:
Enquanto os biólogos trabalham pesadamente em busca de uma vacina que nos deixe imune contra o vírus, os médicos tem a missão de salvar o máximo possível de vidas enquanto esta vacina não fica pronta.
2) Algumas tecnologias variadas que ficaram mais famosas durante a pandemia (as tecnologias citadas são mundias, não do Brasil):
- Biometria para Detecção de Sintomas: alguns aparelhos biométricos espalhados em locais públicos detectam pessoas com sintomas, como febre e tosse, e alertam a equipe de segurança do local.
- Robótica mais Avançada: diversos equipamentos robóticos estão sendo usados, como os drones fazendo entregas para evitar contágio entre pessoas, e os diversos robôs que esterilizam lojas, mercados e hospitais.
- Conexão entre as Pessoas mais Avançada: com o 5G e outras tecnologias que surgiram, a qualidade da conexão remota entre as pessoas está muito mais rápida e com mais qualidade.
3) Essa é bem óbvia né. Se você realmente acha que conseguiríamos enfrentar uma pandemia sem tecnologia, olhe pra duas grandes pandemias que ocorreram no passado, quando não existia nenhuma tecnologia:
- A Peste Negra: era a peste bubônica, doença que hoje nós nos previnimos apenas com uma vacina, mas na Idade Média, ela matou metade das pessoas da Europa. Lembre-se que na época, existiam poucos humanos pelo planeta.
- A Gripe Espanhola: era a gripe comum que nós estamos tão acostumados. Em 1920, está gripezinha matou 50 milhões de pessoas.
É bem claro a diferença que a tecnologia faz. Não é algo nem ao menos argumentável, é simplesmente um fato que ninguém discorda.
4) Os testes atuais são:
RT-PCR
Ele verifica se tem algum resquício do vírus no tecido da sua narina.
Este método funciona independente da fase do vírus, já que o vírus podem deixar resquícios assim que começa a se reproduzir.
Sorologia
A sorologia, diferente da RT-PCR, verifica se o corpo teve alguma reação contra o vírus. Eles verificam se o sangue do paciente tem algum traço de anticorpos contra o coronavirus. Ele só funciona se você já estiver numa fase avançada da infecção, caso contrário, não consegue detectar a doença.
Testes rápidos
Existem dois tipos de testes rápidos:
Teste de Antígeno: detectam proteínas do virus na fase de infecção
Teste de Anticorpos: verifica se o corpo criou algum anticorpos contra o vírus.
Apesar de serem rápidos, eles são extremamente inacurados, ou seja, erram o resultado muito facilmente.