1-Qual o objetivo da sociologia? relacione a imaginação sociológica
2-Defina diferença , senso comum e conhecimento científico
3-Como ocorreu o surgimento da Sociologia ?
4-Quais as Mudanças que a revolução Industrial e Francesa Levou ? a partir do seculo 18?
5-O que foi o Positivismo ?
6-Explique o Lema de Augusto Comte
7-Defina a socialização e dois momentos que ela ocorre.
8-o que é status e quais tipos tem . Relacione com o papel social.
9-O que são e qual o papel das instituições sociais ?
10- Descreva os Processos Sociais
Soluções para a tarefa
1-Objeto da Sociologia. A Sociologia tem por objeto, a análise dos fenômenos sociais através de seus próprios métodos e teorias. A Sociologia como ciência, tem a necessidade de um estudo mais objetivo, em vista disso, existe uma diversificação teórica em relação ao objeto de seu estudo.
A imaginação sociológica, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas a fim de que as observemos de modo renovado, livre dos juízos de valor e da influência do senso comum
2-Inicialmente, vemos que o senso comum atua como um conhecimento adquirido de forma popular, normalmente passado pelas gerações ou por um determinado tipo de grupo.
Já o conhecimento científico, pode ser visto como um conhecimento empírico, através da observação de fenômenos, estudos e pesquisas que serão úteis para o pesquisador.
3-A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culentantoosuscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
4-As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
5-O que é Positivismo:
Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
O principal idealizador do movimento positivista foi o pensador francêsAuguste Comte (1798-1857), ganhando destaque internacional entre metade do século XIX e começo do XX. Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados, pois não colaboram para o desenvolvimento da humanidade.
De acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo, a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução francesa
O termo "positivo" surgiu pela primeira vez na obra "Apelo aos Conservadores", de 1855, onde Comte descreve o significado da Lei dos Três Estados, ou seja, as etapas pela qual o ser humano passou (e passa) em relação as suas concepções e valorizações da vida:
Teológico: a explicação de fenômenos naturais a partir de crenças sobrenaturais. Busca encontrar o "sentido da vida", onde o imaginário e criatividade humana se sobrepõe à racionalidade. Metafísico ou Abstrato: é um meio termo entre o estado "teológico" e o "positivismo", pois o homem continua a procura das mesmas respostas das perguntas feitas na fase teológica, no entanto,entanto
Positivo: esta etapa não se preocupa com os motivos ou propósitos das coisas, mas sim como acontecem; o processo.