1. Qual o fator determinante para a colonização portuguesa do território brasileiro?
2. O que foi mercantilismo? O que pregava?
3. O que foram as capitanias hereditárias?
4. Quais os fatores que propiciaram a ocupação da faixa litorânea do território brasileiro?
5. Quais as atividades econômicas que favoreceram o processo de ocupação do interior do território?
6. Aponte os motivos que levaram Portugal a tentar promover a ocupação da região amazônica.
7. O que foram as drogas do sertão?
8. Explique a importância da atividade cafeeira para a economia do Brasil.
9. Qual a importância que a abertura dos portos brasileiro teve para a economia do país?
10. Quando foram definidas as atuais fronteiras do Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) As relações entre as atividades econômicas e a urbanização da colônia são determinantes para o processo de povoamento e interiorização da colonização brasileira.
2) O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que dominou a Europa na transição do feudalismo para o capitalismo. A riqueza das nações em formação estava no acúmulo de metais precisos, na intervenção do Estado na economia e no protecionismo.
3) As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.
São Vicente: Martim Afonso de Sousa
São Tomé: Pero de Góis da Silveira
4) No século XVI, o principal produto brasileiro era o açúcar, fato que favorecia a ocupação somente da faixa litorânea do país, uma vez que o escoamento da produção se dava por meio do oceano Atlântico. Com o cultivo da cana-de-açúcar, fez-se necessária a expansão das fronteiras agrícolas.
5) A pecuária foi inicialmente a primeira atividade econômica que proporcionou o desbravamento do interior do Brasil.
6) Apesar de a maior parte da terra estar sob domínio dos espanhóis, foram os portugueses que mais se interessaram sobre aquela área: era preciso protegê-la da invasão de outros países, como Inglaterra, França e Holanda.
7) Cacau, cravo, guaraná, urucum, poaia e baunilha foram alguns dos produtos que ficaram conhecidos como as tais “drogas do sertão”. Na maioria das vezes, a extração das drogas do sertão era feita pelas missões jesuítas que se localizavam no interior do território e aproveitavam da mão de obra indígena disponível.
8) O café sem dúvidas atuou "como elemento dinamizador da economia na medida em que gerou um capital excedente investido em outros setores que não o agrícola, e na medida, ainda, em que criou um mercado consumidor para novos produtos" , mesmo que nesse caso alguns estudiosos considerem que essa transferência de recursos ...
9)A abertura dos portos foi um passo importante no processo de independência do Brasil, porque enfraqueceu o domínio português sobre a economia brasileira e promoveu a diversificação dos produtos aqui comercializados, ao ser permitida a entrada de produtos industriais vindos da Inglaterra.
10) Durante os séculos XVIII e XIX, vários outros tratados surgiram, modificando as fronteiras brasileiras. Houve também guerras com países vizinhos causadas pelas disputas por territórios. Só no século XX, através dos tratados assinados pelo Barão do Rio Branco, é que foram definidas as fronteiras atuais.
Explicação: Oii Bom dia ! Eu espero que minhas respostas te ajudem , bons estudos para você e um ótimo dia :D Coloca como melhor resposta , isso vai me ajudar muito!