1) Qual o comando que cria um diretório a partir do diretório corrente com o nome especificado.
2)Qual o comando que mostra a lista de arquivos de um diretório. *
3) Comando que faz a renomeação ( TROCA ) do nome ou extensão de um arquivo a partir do drive corrente. *
4) Qual o comando que copia um arquivo ou grupo de arquivos de uma ORIGEM para um DESTINO.
5) Qual o comando que tem duas funções: Renomear diretórios ou mover arquivos de um diretório para outro.
Soluções para a tarefa
Uma expressão bastante comum relacionada ao MS-DOS é o prompt de comando. Como informado no parágrafo anterior, o DOS é um sistema baseado na execução de comandos digitados pelo usuário. Prompt, portanto, é o sinal de prontidão do sistema, pois indica que o computador, naquele momento, está apto a receber instruções, isto é, os comandos que o usuário pode digitar. O prompt também indica sua localização, ou seja, em que partição (unidade de armazenamento) e pasta está trabalhando naquele instante. Veja o exemplo:
C:\simpsons>_
A linha acima indica que o sistema está, no momento, considerando a unidade C:\, na pasta simpsons. Ao lado do sinal '>' há um "traço" que pisca constantemente, chamado cursor. Esse caractere informa em que ponto da tela vão aparecer as instruções que o usuário digitar.
Como acessar o MS-DOS
Para acessar o DOS existe, basicamente, 3 formas. Se você estiver utilizando um sistema operacional antigo da Microsoft, como o Windows 95 ou o Windows 98, basta clicar em Iniciar / Desligar e escolher a opção Reiniciar o computador em modo MS-DOS (ou equivalente). Outra forma nessas versões do Windows consiste em clicar em Iniciar / Programas e selecionar Prompt do MS-DOS. Porém, este último procedimento faz acesso ao DOS com o Windows ainda carregado, o que significa que alguns comandos podem não funcionar. Se quiser ir direto para o DOS sem passar pelo Windows, pressione o botão F8 repetidas vezes assim que ligar a máquina até uma lista aparecer. Escolha, por fim, Somente Prompt de Comando.
Se, no entanto, você utiliza um sistema operacional mais recente, como o Windows XP, o Windows Vista ou o Windows 7, o DOS em si não existe, mas sim um prompt que simula parcialmente suas funcionalidades. Isso ocorre porque esses sistemas não são "dependentes" do DOS como o são os Windows 95 e 98, por exemplo. Isso significa que, nos sistema operacionais atuais, alguns comandos do MS-DOS podem simplesmente não funcionar.
Para acessar o prompt de comando no Windows XP, basta digitar o comando CMD em Iniciar / Executar. Esse comando também pode ser excutado no campo correspondente de sistemas como Windows Vista e Windows 7.
Prompt no Windows 7
Prompt no Windows 7
Executando os comandos
Antes de conhecer os comandos, é necessário saber como executá-los. No prompt, você verá o cursor piscando. Isso significa que você já pode digitar. Depois de ter escolhido o comando, pressione Enter em seu teclado. Aqui, para exemplificar, usaremos o modelo de prompt C:\>, mas vale lembrar que C pode ser substituído por outra letra que também represente uma unidade de disco do computador. Tanbém é importante saber que o MS-DOS "original" não visualiza nomes de arquivos com mais de 8 caracteres. Por isso, a pasta Meus Documentos, por exemplo, pode ser exibida assim no MS-DOS: MEUSDO~1.
Principais comandos do DOS
DATE - C:\>date
Comando que atualiza a data do sistema operacional. Digite date e o sistema informará a data atual e pedirá a digitação da nova data no formato dd-mm-aa (dia, mês e ano), por exemplo: 21-05-10.
Comando date
TIME - C:\>time
Semelhante ao comando date, só que time modifica a hora do sistema operacional em vez da data. A hora deve ser informada pelo usuário no formato hh:mm:ss (hora, minuto e segundos), por exemplo: 19:40:34.
Comando time
VER - C:\>ver
Comando que exibe o número da versão do sistema operacional que está sendo utilizado.
DIR
Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório. Essa instrução pode conter alguns parâmetros, entre eles:
/P - lista o diretório com pausas para quando a quantidade de arquivos é grande o suficiente para que não possa ser exibida de uma só vez na tela;
/W - lista o diretório organizando a visualização na horizontal;
/S - exibe não só o conteúdo do diretório atual como também o conteúdo das pastas deste;
/? - use essa instrução para conhecer todos o parâmetros do comando dir.
O comando dir também poder apresentar três informações bastante importantes depois de listar o conteúdo da pasta: o número de arquivos contidos no diretório corrente, o espaço em disco ocupado por estes arquivos e o espa�o disponível no disco.
Exemplo:
C:\>dir /w
Comando dir /w
Repare que as pastas são as que estão entre colchetes.
CLS - C:\>cls
Comando que "limpa" a tela, isto é, elimina as informações exibidas até então e deixa o cursor no canto superior esquerdo.
MKDIR ou MD
Comando que cria um diretório a partir da pasta corrente com o nome especificado, por exemplo:
C:\>md simpsons - cria a pasta simpsons em C:\;
C:\>mkdir simpsons\lisa - cria a pasta lisa dentro de C:\simpsons.
CHDIR ou CD