1-Qual interpretação sobre a natureza do Estado você considera mais adequada? *
A-Weber: O Estado existe quando há obediência à autoridade de um grupo dominante e essa relação de dominação está fundada na violência legítima, legalmente reconhecida.
B-Althusser: As relações de poder necessitam de instituições que as reproduzam – escola, família, igreja, meios de comunicação, que são aparelhos ideológicos do Estado.
C-Karl Marx: No Estado prevalece o poder organizado de uma classe social que é dominante por deter a propriedade dos meios materiais de produção.
D-Engels: O Estado é um produto da sociedade e tem como papel amortecer os conflitos e os choques entre as classes e assegurar a reprodução do sistema social.
E-Octavio Ianni: O Estado não é apenas um órgão de classe dominante, pois responde aos movimentos das outras classes sociais e age conforme as determinações das relações entre elas. Ele faz parte do jogo de interesses sociais.
2- Independentemente da forma e do conteúdo que o Estado possa assumir na história, trata-se de uma instituição social diferente do conceito de governo. Desta forma como podemos entender o que é governo?
A-São instrumentos de exclusão de direitos e deveres adotados por Estados de caráter capitalista.
B-São medidas que só existem nas sociedades socialistas as quais o Estado cria meios de não atender as necessidades da população.
C-Um meio de administração que busca atender os interesses de uma minoria, uma vez que é o correto dentro do Estado.
D-São as contradições e conflitos existentes na sociedade contemporânea.
E-Os governos são formados pelos grupos que temporariamente ocupam o aparelho de Estado para gerir o poder político; eles passam, mas o Estado permanece.
3.Não existe uma visão única sobre a concepção de Estado, neste sentido de maneira geral podemos compreender este elemento como:
A-É uma forma de conhecimento que pode ser resultado de uma ciência, mas que com ela não se confunde.
B-A ausência de direitos e deveres dos indivíduos que compõem o Estado, uma vez que todas as decisões e ordens devem ser oriundas exclusivamente dos líderes políticos de uma comunidade.
C-Um instrumento criado para acarretar a ocorrência de mais conflitos na sociedade.
D-São as manifestações artísticas, as tradições e os hábitos de uma dada coletividade que se manifestam nos diversos componentes de sua realidade.
E-É um produto da sociedade e seu papel é amortecer os conflitos sociais, um poder colocado aparentemente acima da sociedade, para mantê-la dentro dos limites da “ordem”.
3.A História nos mostra que o Estado assumiu diversas formas, muitas delas apresentando característica extremas e violentas, que são definidas como:
A-Autoritários e Totalitários.
B-Socialistas e Democráticos.
C-Teocráticos e Democráticos.
D-Socialistas e Teocráticos.
E-Totalitários e Religiosos.
4.No último século, em países capitalistas democráticos, duas formas de atuação do Estado se sobressaíram, conforme a ação mais ou menos interventora do Estado. Essas duas formas são:
A-O Estado Social e o Estado Autoritário.
O Estado Social (ou Estado do Bem-estar Social) e o Estado neoliberal.
B-O Estado Autoritário e o Estado Totalitarista.
C-O Estado Teocrático e o Estado Totalitarista.
D-O Estado Capitalista e o Estado Moderno.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Explicação:
- Letra D. É a forma mais social, pois o Estado que tem classe dominante por trás ou é absoluto, geralmente torna-se uma ditadura.
- Letra E. Um governo pode ser formado por dirigentes executivos de Estado ou ministros. Dessa forma, seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo.
- Letra E. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
- Letra A.
- Letra C.
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Música,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás