História, perguntado por nathaliecamila59, 11 meses atrás

1) Qual instituição religiosa deixou de de apoiar Dom Pedro Segundo Por quais motivos?

2) Qual instituição militar deixou de apoiar Dom Pedro Segundo Por quais motivos?

3) Porque muitos fazendeiros deixaram de apoiar Dom Pedro Segundo Por quais motivos?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielcarvalho20
5

Resposta:

Explicação:

1) Durante o Segundo Reinado, o sistema de padroado instaurou uma grave crise entre Dom Pedro II e os clérigos católicos brasileiros. Tudo começou em 1864, quando o papa Pio IX enviou uma bula que determinava, entre outras coisas, que todos os católicos envolvidos com a prática da maçonaria fossem imediatamente excomungados da Igreja. O anúncio acabou atingindo diretamente Dom Pedro II, que integrava os quadros da instituição censurada.

Valendo-se dos poderes garantidos pelo sistema de padroado, o imperador brasileiro formulou um decreto em que não reconhecia o valor da ordem dada pela Santa Sé. Inicialmente, a ação de D. Pedro II não teve maiores repercussões, tendo em vista que a maioria dos clérigos brasileiros apoiava incondicionalmente o regime monárquico. Entretanto, os bispos de Olinda e Belém preferiram acatar a orientação de Pio IX, promovendo a expulsão dos párocos envolvidos com a maçonaria.

2)A queda do Império ocorreu um ano após a Abolição da Escravatura (1888), em 1889, quando houve o processo de instituição da República por parte de uma Junta Militar comandada por Deodoro da Fonseca. A proclamação da República atendia aos anseios não apenas dos políticos de tendência republicana, mas sobretudo dos proprietários de terras que se sentiram prejudicados pelo fim da utilização do trabalho escravo nas lavouras

3) Muitos fazendeiros deixaram de apoiar Dom Pedro ll pelo fato dele ter proibido a escravatura

Perguntas interessantes