História, perguntado por liagabrielisoarescol, 10 meses atrás



 1-Qual foi o fato ocorrido em 1808 que muda profundamente nossa história?

2-Qual foi o motivo que a família real deixou Portugal?

3- O que foi a Revolução do Porto?

4-D.Pedro, determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ".O que isso significava?

5-Como era conhecida D.Maria I?

6- Quantas pessoas fizeram parte da comitiva real ?

7-Em que ano Brasil torna-se independente de Portugal?

8-Em que ano foi promulgada a primeira Constituição no Brasil?

9-Fazer leitura da pág 120 e 125 para resolver as a questões abaixo:

a-Explique o quer dizer os indígenas sobre tutela;

b-O que foi :As Revoluções Liberais do século XIX?

Soluções para a tarefa

Respondido por mixbueno888
8

Obs: Leia o comentário Antes!

1. A chegada da família real portuguesa no Brasil, no início do ano de 1808, marcou profundamente a história das duas nações. A partir de então, o Brasil, que era colônia de Portugal quando a Corte portuguesa desembarcou em seu território, passou a sediar todo o comando administrativo do Império Português, até que, em 16 de dezembro de 1815, foi elevado a reino.

2. No ano de 1804, Napoleão Bonaparte tornou-se imperador da França e tinha como objetivo a conquista de novos territórios. Para combater a França Revolucionária, monarquias europeias, a partir do final do século XVIII, formaram três coligações: Primeira Coligação (1792-1797), Segunda Coligação (1799-1802) e Terceira Coligação (1803-1805).

Napoleão tinha como objetivo a conquista de territórios.

Portugal não tinha condições de resistir às tropas francesas e estava sob a regência de D. Pedro VI desde 1792, após sua mãe, Maria I de Portugal, ter sido considerada “louca”. Sob as ameaças de Napoleão, D. João VI optou pela transferência da Corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, que, após, 1815, passou a ser a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

3. A Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil. O movimento resultou no retorno (1821) da Corte Portuguesa, que se transferira para o Brasil durante a Guerra Peninsular, e no fim do absolutismo em Portugal, com a ratificação e implementação da primeira Constituição portuguesa (1822).

4. Em maio de 1822, os ministros brasileiros instituíram o chamado “Cumpra-se”. De acordo com tal medida, qualquer ordem vinda de Portugal só poderia ser cumprida com a aprovação prévia do príncipe regente. Reforçando o apoio a Dom Pedro I, os ministros declararam Dom Pedro como “defensor perpétuo do Brasil”.

5. D. Maria I (Lisboa, 17 de dezembro de 1734 – Rio de Janeiro, 20 de março de 1816), apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte.

Embora D.Maria I seja tradicionalmente reconhecida como a primeira Rainha reinante em Portugal, isso é questionável, visto que à luz de uma nova perspectiva da história,Teresa de Leão já havia sido reconhecida como tal pelo papa, em 1112. Seu primeiro acto como rainha, iniciando um período que ficou conhecido como a Viradeira, foi a demissão e exílio da corte do marquês de Pombal, a quem nunca perdoara a forma brutal como tratou a família Távora durante o Processo dos Távoras. Rainha amante da paz, dedicada a obras sociais, concedeu asilo a numerosos aristocratas franceses fugidos ao Terror da Revolução Francesa (1789-1799).

O seu reinado foi de grande actividade legislativa, comercial e diplomática, na qual se pode destacar o tratado de comércio que assinou com a Prússia em 1789.

6. A rainha dona Maria 1ª, o príncipe regente dom João 6º, sua esposa, Carlota Joaquina, seus filhos, Pedro e Miguel, e suas filhas, Maria Teresa, Maria Isabel, Maria da Assunção, Isabel Maria, Maria Francisca e Ana de Jesus Maria de Bragança. Vieram também na comitiva real duas irmãs da rainha, dona Maria Ana Francisca Josefa e dona Maria Francisca Benedita de Bragança, e o infante Pedro Carlos da Espanha, neto de dona Maria 1ª

7. Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal.

8. A primeira Constituição brasileira foi outorgada por d. Pedro I em 25 de março de 1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente.

9. A) Diríamos, assim, que a tutela indígena destina-se, especificamente, a proteger a pessoa do índio, considerado este individual ou coletivamente, a fim de assegurar uma boa administração dos bens do índio e dos que integram o Patrimônio Indígena, garantindo a preservação da cultura indígena e proporcionando aos índios .

B) As revoluções do século XIX tiveram como tônica principal o binômio liberalismo e nacionalismo. O liberalismo é pernicioso ao absolutismo porque propõe um complexo de medidas, como organização constitucional, poder político parlamentar, representação por voto, igualdade civil e divisão harmônica de poderes, que são contra a autoridade absolutista divina. O nacionalismo, por outro lado, ameaça a hegemonia de monarquias como a austríaca e russa, pois estes países controlam territórios de outras nacionalidades. O desejo nacionalista de constituir organizações políticas autônomas comprometeria o poder destes Estados.

As revoluções do século XIX, portanto, apresentam forte caracterização ideológica a partir do liberalismo e do nacionalismo. As levas revolucionárias podem ser divididas em 1820, 30 e 48.

ESPERO TER AJUDADO!!! BONS ESTUDOS!


mixbueno888: OBS: As partes que "Eu" julguei importante está em NEGRITO (destaque) para não ficar muito extenso. Mas se caso vc quiser complementar aí é com vc, por exemplo a 3 questão.
Perguntas interessantes