1-Qual foi a relação entre as Reformas Urbanas e a Revolta da Vacina?
2- Liste algumas semelhanças e diferenças entre as Revoltas da Armada e a Revolta da Chibata.
Soluções para a tarefa
1 - Durante a transição entre os séculos XVIII e XIX, o Brasil vivenciou intensas transformações sociais, que foram ocasionadas também pela entrada e adesão de teorias raciais no país, entre elas o Darwinismo, o Positivismo Social, e a Eugenia. A partir disso, o Brasil através dos institutos de pesquisa nacionais, nas primeiras três décadas do século XIX, começou a aplicar os fundamentos dessas teorias raciais, com o objetivo de "branquear a população", e conter o problema nacional, que eram o negros.
Nesse sentido, o Brasil adotou medidas sanitárias que foram extremamente violentas, que fomentavam o racismo estrutural, pelo qual se pretendia aproximar a cultura e a imagem Brasil, daquela da Europa, em especial da França, e se afastar na negra, africana e afrobrasileira.
Logo, a revolta da vacina foi uma reação popular da tentativa do governo brasileiro de expurgar os males de sua história e de suas terras, que eram os negros. As medidas sanitárias da época não eram somente maléficas, mas como grande parte delas eram demasiadamente violentas, a população reagiu quando o governo quis vacinar a sua população (quem também ocorreu de modo violento).
2- As duas ocorreram na Marinha, enquanto a revolta armada se deu entre as patentes da marinha contra o governo, a revolta da chibata foi uma luta dos negros e marujos contra os péssimos tratos que recebiam, da violência que sofriam, de seus comandantes.