1)Qual foi a principal transformação politica ocorrida em roma com a instauração do império no final do seculo I a.C?
2)Com relação à ditadura de Júlio César, responda: a) Quais foram as principais medidas adotadas pelo ditador? b) Como os senadores reagiam a essas
3)Com relação á lei do colonato, responda: a) oque ela determinava ? b)quando e porque foi criada ?
4)Explique a diferença entre escravismo e servidão
Soluções para a tarefa
1) O grande acúmulo de poderes na figura do Imperador (chefe do Exército), os magistrados e o Senado perderam a autonomia e adotou o título de "Augusto" (concedido só aos deuses, inaugurando o culto ao líder romano como se fosse um deus).
2) a- Construção de muitas obras públicas para dar empregos aos plebeus, regulamentou a distribuição de trigo (por meio de um cadastro só para os mais necessitados), fundou colônias, reorganizou as finanças, reformou o calendário (introduziu o ano bissexto a cada quatro anos).
b- Temendo a enorme popularidade de César junto à plebe e a sua tentativa de tornar seu poder hereditário, um grupo de senadores o matou a punhaladas.
3) a- obrigava a fixação dos camponeses nas grandes propriedades em que trabalhavam, estabelecendo o trabalho servil. b- Pelo Imperador Constantino em 332.
4) O escravo é considerado uma mercadoria (pode ser comercializado) e não era protegido pelo seu senhor. Já o servo não era tratado como mercadoria, era preso ao seu senhor, mas trabalhava para seu próprio sustento (em um lote de terra) e para sustentar o senhor (dar parte da produção e trabalhar alguns dias por semana nas terras exclusivas dele), o senhor era obrigado a protege-lo.