Geografia, perguntado por mirelacosta3638, 8 meses atrás

1. Qual foi a primeira área de influência na qual os Estados Unidos exerceram seu poder na politi-
ca externa? Explique com base nas teorias que apoiaram o projeto expansionista do país.


2. Quais foram os resultados da política intervencionista dos Estados Unidos no Oriente Médio des-
de 2001? Discuta o principal objetivo dos norte-americanos na região.


3. Além de ter grande influência econômica, os Estados Unidos exercem forte poder militar no mun-
do. Essa frase está correta? Justifique sua resposta.


4. Que fator tem levado os Estados Unidos a rivalizar, na política internacional, com o Irã e a Coreia
do Norte? E qual é a situação atual das relações dos Estados Unidos com os dois países?


.
.
ME AJUDEM!!! POR FAVOR ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vih7715
94

Resposta:

1-politica exterica.

2-o intervencionista estadunidense no Oriente Médio e o ataque a Siria:o expecionalismo da política externa.

3-sim está correta, por conta dos Estados Unidos ele destacou.

4-o Irã e a Coreia do Norte possuem um compromisso de cooperação nas tarefas educacionais, científicas e culturais, bem como no programa nuclear do Irã. Os Estados Unidoa demostram bastante preocupações com as transações de armas da Coreia do Norte com o Irã, que começou durante a década de 1980 com a Coreia do Norte agindo como um terceiro partido em negócios de armas entre os blocos comunista e os iranianos, assim como a venda de armas produzida internamente para o Irã, e a Coreia do Norte continua a vender mísseis e tecnologia nuclear ao Irã.

Explicação:

espero ter ajudado. bom estudos


mirelacosta3638: Muito obgd
vih7715: por nada
matheusbridarolli: Muito obrigado
vih7715: por nada
cidinhamendonca: Ajudou muito obrigado ❤️
Respondido por reinaldoricarte
6

1. A primeira área de influência dos Estado Unidos na política externa foi o continente americano.

América para os americanos

Os primórdios da política externa estadunidense inicia-se com o destino manifesto, a crença religiosa de que o povo puritano estava destinado ao domínio do mundo e a expansão dos Estados Unidos por toda a América do Norte.

Nesse sentido, as políticas estadunidense tinham como eixo central o controle do continente americano (América latina). Algumas doutrinas constituíram os ideais de controle continental como a Doutrina Monroe "a América para os americanos" e a política do "big stick".

2. Os resultados da política intervencionista dos Estados Unidos  no Oriente médio foram:

  • O crescimento dos refugiados no mundo.
  • A divisão do mundo entre o eixo do bem e do eixo do mal.
  • Aumento da vigilância global do governo dos Estados Unidos, com o crescimento da NSA (agência de segurança nacional).
  • Desestabilização dos governos da Síria, Iemem, Iraque.
  • Guerra do Iraque e do Afeganistão.

O terrorismo e a política externas dos Estados Unidos

Desde o atentado terrorista em Nova Iorque, em 2001, os EUA buscam conter o avanço terrorista na região, associando aos governos locais o problema do terrorismo internacional. Foi assim com a alegação do então presidente dos EUA George W Bush, afirmando que Sadam Hussein produzia armas de destruição em massa no Iraque.

Desde do início da guerra ao terror, milhares de pessoas refugiaram-se em outros países. Resultando grandes problemas humanitários e o avanço de grande grupos terroristas internacionais como o ISIS (Estado Islâmico).

Por outro lado, temos claros indícios que a política externa norte-americana busca controle da região por conta de sua riqueza petrolífera. Assim, O Estado de Israel é o grande protetorado estadunidense, recebendo apoio militar e econômico para controlar o território e diminuir a influência árabe.

3. A frase está correta. Os Estados Unidos exercem enorme influência militar, possuindo 750 bases militares em 80 países.

O investimento bélico dos Estados Unidos

A indústria bélica é a grande indústria estadunidense, desenvolvendo tecnologia e gerando empregos no país. A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) injeta anualmente bilhões de dólares no desenvolvimento de projetos que subsidiarão as startups de tecnologia. As grandes tecnologias (satélite, internet, fibra ótica) derivam das pesquisas militares estadunidenses.

4. Os fatores da rivalidade dos Estados Unidos com Irã e Coreia do Norte são de elementos históricos e políticos. A situação atual está atrelado à disputa com as potências mundiais China e Rússia.

Os Estados Unidos e os governos inimigos

Os Estados Unidos consideram o Irã e a Coreia do Norte seus grandes inimigos. Na gestão George W Bush, eles foram consideradas países do "eixo do mal", sendo ameaçados diversas vezes pelo poderio militar dos EUA. Assim, tanto o Irã quanto a Coreia do Norte investem em seus exércitos, com o fim de proteger seus territórios dos ataques estadunidenses.

É importante constatar que os dois países já foram alvo do exército norte-americano, diretamente, no caso da guerra das Coreias em 1950 e indiretamente, na guerra Irã e Iraque na década de 1980. Hoje, os dois países possuem uma ótima relação com a China, desfavorecendo os interesses hegemônicos dos EUA.

Saiba mais sobre os Estados Unidos: https://brainly.com.br/tarefa/3474241

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes