1. Qual foi a importância dos pre socráticos para o ensino da filosofia na grecia antiga
2. Explique com suas palavras o mito da caverna.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Definir a origem do ser.
Tales de Mileto criou a tese do monismo material: um princípio para múltiplos aspectos do mundo, com a frase "o princípio de tudo é a água". Definiu que tese é diferente de revelação espiritual dos deuses, pois, naquele tempo, os gregos eram politeístas; defendeu o raciocínio.
Heráclito de Éfeso quebrou a tese de Tales de Mileto (e todos os filósofos fizeram isto, pois, uma tese formulada e publicada, era como o único conceito aplicável para resolver questões da época, e cada tese durava dezenas de anos para ser quebrada, até séculos), ele fragmentou o que seria água em multiplicidade do ser, isto é, o ser em movimento: múltiplos conflitos cuja síntese resulta em harmonia.
Parmênides de Eleia quebrou a tese supracitada, dizendo que "Tudo é uma coisa que nunca muda". Não se pode modificar o que não existe.
O período pré-socrático estuda a Física (Mundo e Movimento).
2. Mito da caverna, por Platão, no livro A República, mostra pessoas criadas dentro da caverna, presas em frente à uma fogueira, cuja sombra dos homens que ali passam, remete ao conhecimento de mundo. Platão queria dizer que existe vida além da caverna, existe um vasto mundo. As sombras que o acorrentado via, eram vagas impressões da realidade (tese muito elaborada por David Hume, na filosofia moderna do século XVIII-XIX).