1. Qual foi a época em que se encontravam as maiores concentrações urbanas
populacionais nas áreas onde estavam surgindo as indústrias?
2. Como se deu a mudança na forma de comportamento de consumo das pessoas?
3. Como se chama o processo de intensa migração de pessoas para as áreas urbanas?
4. Quais foram as principais cidades para onde a população migrou?
5. Quais foram os problemas relacionados à urbanização?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Durante a década de 1970, as maiores concentrações populacionais encontravam-se em cidades de países desenvolvidos. Das dez maiores concentrações urbanas seis localizavam-se em cidades do Estados Unidos, Europa e Japão.
2 - Se deu através da tecnologia, Se pensarmos na forma em que as empresas se comunicavam com os seus consumidores alguns anos atrás e como elas fazem isso hoje em dia, podemos perceber que o avanço da tecnologia gerou uma grande mudança em termos de fluxo de informação. Antes, as empresas disseminavam a informação que queriam, os consumidores não tinham como responder, as suas críticas raramente se tornavam públicas e a repercussão das atitudes das empresas (tanto positivas quanto negativas) era muito menor. Atualmente, a comunicação com o consumidor é uma via de duas mãos, e a reputação de uma marca está muito ligada à informação que o consumidor transmite sobre ela. Além disso, o aumento de informação disponível faz com que as pessoas se tornem mais informados e exigentes à respeito do que compram e de como compram, gerando mudanças no comportamento do consumidor.
3 - Êxodo rural: tipo de migração que se dá com a transferência de populações rurais para o espaço urbano. As principais causas são: a industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura.
4 - Década de 2000: principalmente de nordestinos. Apesar de o Sudeste continuar exercendo atração para a população de outras regiões, a precariedade nas condições de vida dos centros urbanos e a falta de oportunidades fizeram com que muitos imigrantes voltassem para os seus estados de origem, procurando evitar que mais uma geração fosse entregue à marginalidade e aos subempregos.
5 - A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.