História, perguntado por aninhadocrimemilgrau, 10 meses atrás

1) Qual foi a 1º extração realizada pelos portugueses em nossa terra e o que significa a
palavra “Feitorias”:
2) O que foram as Capitanias Hereditárias e quais são os direitos e deveres dos capitães:
3) O que foram as sesmarias e quem eram os degredados?
4) Pensando na França Antártica, por que os europeus incentivavam as rivalidades entre
os indígenas?
5) O que foram as Câmaras Municipais e porque os homens influentes, eram chamados
de “homens bons”?
6) O produto escolhido para dar início a colonização foi o açúcar. Por que dessa escolha?
7) Por que os conflitos entre europeus e indígenas era chamado de “Guerra Justa”?
8) Explique como era dividida a sociedade colonial açucareira da época e justifique se
hoje há grandes diferenças:
9) O que foi a “União das Coroas Ibéricas” e o que o Brasil tem a ver com essa situação?
10) O que foi a “Companhia das Índias ocidentais”?
11) O que foi a Guerra dos Emboabas”?
12) Quem foi Maurício de Nassau e quais suas realizações durante sua administração?
13) O que foi a “Restauração” ocorrida em Portugal e o que isso tem haver com a invasão
holandesa aqui no Brasil?
14) O que foi a Guerra dos Mascates?

Soluções para a tarefa

Respondido por giulianomaiellaro
2

Resposta:

Que pergunta extensa, poderia desmembrá-la; espero conseguir ajudar:

1) Madeira. Feitoria, neste contexto, significa local secundário de administração, p.ex., matriz e filial, McDonald's da cidade do McDonald's 1 e McDonald's 2.

2) Nobres de baixo grau eram nomeados capitães para cuidarem das terras traçadas em linha horizontal após o Tratado de Tordesilhas, para evitar o domínio de outros impérios e manter o controle da produção.

3) Sesmarias significa dividir; dividiram as terras do império retomadas dos muçulmanos para produtores agrícolas.

4) França em parte do Rio de Janeiro para ensaiar estratégia de posse do açúcar. As rivalidades eram para aumentar a escravidão e desbravarem a Terra, pois, entrementes, a Espanha havia descoberto minas de prata na Bolívia.

5) Representavam o poder dos senhores de engenho a dirimir conflitos entre a população e facilitar o trabalho da Coroa Portuguesa. Homens bons eram conciliadores, pessoas que intermediavam a resolver conflito em âmbito jurídico; o termo foi substituído por Vereadores.

6) Pela adaptação ao solo tropical, em especial, nas praias, e, também a dizer, o que era mais fácil para exportar.

7) Justificação da captura e processo de escravização dos índios.

8) Dois grupos: senhores de terras e de escravos; produtores independentes. Hoje, algumas diferenças são que acabou a escravidão, expandiu o capitalismo e busca-se sincronizar pensamentos equalitários entre dono de posses e colaborador.

9) União do Império Luso e Espanhol, porque o rei de Portugal evoluiu a óbito e deixou o trono sem herdeiros, então, o rei da Espanha assumiu como herdeiro legítimo e ampliou a forma de administração no Brasil, inferindo-se fim ao Tratado de Tordesilhas, aquela linha imaginária que separava posse dos reinos supracitados.

10) Sociedade mercantil militarizada da Coroa Holandesa e seus representantes (empresários, investidores, acionistas etc).

11) Guerra entre os bandeirantes paulistas e portugueses.

12) Nobre Conde (ou Condenador) e militar germânico. Em Recife e Olinda, ajudou a Coroa Holandesa a progredir na higiene (saneamento básico), infraestrutura (pavimentação de vias públicas e criação de pontes) e o precípuo motivo é que modificou a cultura católica dos escravos a serem cidadãos com liberdade civil e religiosa, devido à influência Calvinista, movimento protestantista.

13) Após Filipe II assumir o trono, construiu diplomacia com Inglaterra e expulsou os holandeses do Brasil, numa guerra de 30 anos.

14) Guerra de Pernambuco. Após expulsão dos holandeses, em Recife, ocorreu crise econômica porque mudou-se o sistema econômico de governo. Em Olinda, cidade limítrofe e referência produtiva, os latifundiários cederam à crise econômica após o processo de expulsão estrangeiros das cidades e, devido ao tributo elevado da Coroa Portuguesa, os produtores, não conseguindo arcar com pagamentos de empréstimos, revoltaram-se, conseguiram expulsar os portugueses, porém, a Coroa enviou mascates (viajantes transportadores) para colocarem fim e prenderem os conspiradores. Então, o novo Governador decidiu descentralizar o poder em somente um polo e deu autonomia para todas as cidades açucareiras.

Perguntas interessantes