1) Qual era o seu conceito sobre o folclore antes de realizar as leituras da disciplina? A temática do folclore é desenvolvida na escola, geralmente, de maneira estereotipa¬da, em que as crianças e adolescentes, têm contato com o folclore aprendendo ape¬nas sobre as lendas, como Saci Pererê, Iara, Curupira, entre outros. Como foi tratada essa temática nos seus estudos do Ensino Fundamental?
2) Leia o trecho a seguir do livro O que é folclore, de Carlos Rodrigues Brandão, sobre o fato folclórico:
"Como ficam esses indicadores do fato folclórico: ser popular, anônimo, coletivizado, tradicional e persistente, funcional à sua cultura e passível de modificações, quando os modos de sentir, pensar e fazer do povo são observados no seu todo? Quando são compreendidos no interior dos contextos sociais onde existe e se reproduz a criação popular, de que uma fração é o folclore?
Algumas das mais bonitas Folias de Santos Reis do Rio de Janeiro estão no morro de Mangueira. Provavelmente migrantes de áreas rurais do Rio e de Minas Gerais terão conseguido preservar até hoje este ritual camponês em plena favela. [...] Modificado e persistente, ele se preserva como um fato folclórico para nós, como uma devoção religiosa para os seus praticantes. "Foliões" e "palhaços" podem ser também membros de alguma ala da "Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira". Outros farão parte das rodas noturnas de samba do "partido alto". Os mais moços serão entusiasmados, serão torcedores de alguma "torcida organizada" do Flamengo. Foliões, sambistas, partideiros e torcedores são sujeitos atores de diferentes grupos da cultura do morro de Mangueira. [...] Serão produtores de formas culturais criadas ali, ou trazidas de fora e difundidas. E aprendidas e, então, incorporadas à vida e aos rituais coletivos do Morro. Como tudo se passa entre favelados, entre categorias de sujeitos das classes populares vivendo situações do seu modo de vida: o do favelado, o do operário, o da empregada doméstica, é possível dizer que a Folia, a Escola de Samba, o Partido do Alto e a Torcida Organizada são formas de cultura popular, apenas algumas expressões entre muitas outras do morro de Mangueira (BRANDÃO, 2007, p. 42-45).
Diante do texto de Brandão, responda à seguinte questão: segundo o autor, os folcloristas reconhecem como fato folclórico a Folia de Santos Reis, alguns folcloristas irão reconhecer as rodas de samba do Partido do Alto como um fato folclórico, mas poucos vão reconhecer a escola de samba como um fato folclórico. Diante do que estudou até agora, qual a sua opinião sobre estas manifestações? Podemos considerar todas elas como um fato folclórico? Para auxiliá-lo, retome as definições de fatos folclóricos presentes na Unidade 1 do CRC.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
todas as manifestações aqui atribuídas são fatos folclóricos, por sua vez é considerável do resultado da ação humana, cujo o habitat preferencial é o meio popular, ou seja o espaço que vivem os grupos sociais do campo e da cidade, e ainda o fato folclórico pode ser criado , aceito e adaptado pelas pessoas, isto é, não seria necessariamente, herdado de nossos antepassados, seguindo essas características: anonimato, coletividade, espontaneidade, tradicionalidade, persistência, funcionalidade, modificabilidade e transmissão oral e interpessoal (BRANDÃO 2006)
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás