1) Qual é o tema que percorre os quatro fragmentos? Justifique a sua resposta.
2) A razão instrumental baseia-se na ideia de utilidade? Justifique a sua resposta.
3) A partir do texto 1 e 2, como podemos compreender a técnica?
4) A partir do texto 1 e 2, técnica e tecnologia são a mesma coisa? Justifique a sua resposta.
5) As ações oriundas da razão instrumental têm provocado desequilíbrios? Explique. O avanço da razão instrumental representa risco para a natureza e para os próprios ho mens? Explique.
Soluções para a tarefa
1) O tema que percorre os quatro fragmentos são: tecnologia, técnica e relações de poder
2) Sim. Razão instrumental é um termo criado por Max Horkheimer e refere-se ao domínio da natureza e dos seres humanos pelo homem. Opõe-se a razão crítica, na medida em que a ciência passa da construção de conhecimento verdadeira para ser instrumento de exploração e dominação a favor de uma ideologia.
3) Compreendemos a técnica como um dos fatores no processo intencional e intelectual na forma de organizar e transformar comportamentos sociais.
4) Não. A técnica é um momento dentro da tecnologia. Enquanto determinante do modos de produção e relações sociais, a tecnologia é dependente da técnica.
5) Sim. Ações oriundas da razão instrumental colocam a dominação e exploração como determinantes de processos e fins. A razão instrumental é utilitarista e seu avanço coloca em risco a natureza e mesmo a continuidade da vida no planeta, ao colocar a utilidade como valor absoluto.
A razão instrumental e a tecnologia
A serviço do capitalismo, a razão instrumental se coloca como técnica no processo ideológica na produção tecnológica, que visa antes de mais nada, a ganância do lucro.
Colocada como fator da produção ideológica, a ciência passa a ser vista como fator determinante de comportamentos, sendo orientada como instrumento de dominação, controle e poder sobre a natureza e toda a sociedade.
Aprenda mais sobre Razão Instrumental em: brainly.com.br/tarefa/3077353
#SPJ1