1. qual é o significado desta frase: "os valores modernos foram baseados nos antigos" ?
2. é consensual entre os historiadores que houve uma transição das estruturas medievais para as modernas? comente.
3. o conceito de modernidade pode se também aplicado para compreender como viviam os povos não europeus no período? explique.
4. que fatores contribuíram para a centralização do poder nas mãos dos reis durante a baixa idade média?
5. que grupos sociais estavam interessados nessa centralização e quais eram as razões desse interesse?
Soluções para a tarefa
1- A frase sobre os valores modernos terem se baseado nos antigos, diz respeito que todo conceito novo, é resultado de um processo de desenvolvimento humano, que se iniciou no passado.
Se hoje temos acesso a informação, foi porque pessoas no passado lutaram pelo desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia, o que vivemos é reflexo e resultado do passado, nosso desenvolvimento é continuo.
2- Torna-se consensual entre os historiadores que houve sim um processo de transição entre o medieval e o moderno. Esse consenso se dá pelas próprias mudanças sócio, políticas, culturais, científicas e econômicas, que ocorreram entre esses dois períodos.
3- Sim, o termo modernidade pode ser usado, pois estabelece um elo de comparação em relação ao tempo e ao progresso dos europeus que tiveram um rápido de desenvolvimento em relação a outras nações, que demoraram para se desenvolver.
4- O que contribuiu para a centralização do poder na mão dos governantes foi principalmente os acordos entre burguesia e os reis. Afinal os burgueses estavam interessados em defender o comércio e tinham poder alto poder de influência. Além disso não havia direito a voto e a população mais pobre não tinha participação nem chance de escolha sobre quem governava.
5- Os principais grupos interessados eram os burgueses e também comerciantes, que tinham proteção comercial e assim recebiam benefícios por parte dos monarcas.
1 - O sentido desta frase é que a Idade Moderna foi constituída, ideologicamente, tomando por base os pensamentos dos Humanistas e dos Renascentistas, que por sua vez se inspiraram no modelo cultural greco-romano para desenvolver aquelas que deveriam ser as bases para uma sociedade mais justa.
Alguns destes elementos greco-romanos que serviram de base para a formação da nova cultura moderna europeia foram a ideia de que a Razão, e não a Fé, deveria guiar a nossa compreensão do mundo, que a Política deveria se organizar de modo prático, e não apenas basear-se na tradição, e que o ser humano deveria ser o centro de todas as coisas.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/24032457
2 - Em História dificilmente podemos falar em um consenso absoluto na interpretação de mudanças sociais ou políticas, de modo que o mais correto seria dizer que é consenso de que houve mudanças importantes no período, embora não necessariamente das estruturas de um tipo para outro.
Muito do que era básico na sociedade medieval, como a divisão do trabalho, a diferenciação entre nobres e plebeus e a influência da Igreja na política, continuava a ser uma realidade na maior parte da Idade Moderna, de modo que há avanços em alguns campos (e em alguns Estados) e não em outros, assim como há diferenças consideráveis entre épocas e culturas diferentes no mesmo período.
Mais sobre a Idade Média em;
brainly.com.br/tarefa/19933263
3 - Esta afirmação não é exatamente verdadeira, já que o conceito de modernidade é algo profundamente marcado pelo etnocentrismo europeu, não sendo adequado para analisar outras formas de vida. Isto, contudo, não quer dizer que não tenha havido desenvolvimentos importantes em outras sociedades.
Se "medíssemos" as outras sociedades pela ótica europeia, exigindo delas que se comportassem exatamente como os europeus, mesmo tendo outras histórias e outras condições sociais, estaríamos repetindo o erro dos colonizadores na época das Grandes Navegações, reduzindo estas sociedades a algo que elas não são.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/48316264
4 - Contribuíram para esta centralização do poder político na Baixa Idade Média (parte final da Idade Média) a mudança das bases econômicas europeias, a Reconquista e o crescimento político tanto do Clero quanto da Burguesia.
A economia foi o fator principal nesta mudança: antes disto a Europa tinha por base econômica a agricultura, que era realizada nos feudos de modo mais ou menos isolacionista. Quando a economia passou a ter por base o comércio foi necessário cada vez mais um governo centralizado que tornasse a prática segura e estável, e os senhores feudais, sem mais tanto poder econômico, foram perdendo também o seu poder político.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/14513718
5 - Tinham interesse nesta centralização do poder político a burguesia, o Clero, os setores da Nobreza mais ligados ao Rei que ao modelo feudal e até mesmo os camponeses, de modo que a Centralização política se mostrou positiva para a maior parte da sociedade.
A Burguesia via nisto oportunidade de crescimento econômico, já que em um Estado centralizado o comércio seria mais seguro e mais eficiente. A Nobreza mais ligada ao Rei via nisto oportunidade de ascender politicamente trabalhando a serviço direto de um Rei mais poderoso. O Clero via nisto oportunidade de expandir o seu modelo cultural de forma unificada e eficiente e os camponeses viam nisto uma oportunidade de se livrar de Senhores Feudais cruéis, já que em um Estado Unificado não mais precisariam ficar "presos" nos feudos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/24981673