1. Qual é o significado da palavra "amigo" na cantiga? *
2. Que história de amor pode estar por trás das perguntas que a moça dirige às ondas do mar? *
A- O eu lírico feminino sofre por um amor não correspondido.
B- Há a hipótese de o amado ter ido embora por não corresponder o amor.
C- Provavelmente o namorado está ausente e ela, preocupada, quer notícias dele.
3. Essa cantiga é feita de poucos versos, que se repetem com algumas modificações. A qual característica da poesia medieval está relacionado esse processo repetitivo? * *
A- Está relacionado ao fato de ser cantada e o uso de refrões
B- A escrita em prosa, sem rimas e a ausência de ritmo
C- A exaltação da natureza e saudades da terra natal
4. Com quem o eu lírico fala? *
A- Com a mãe;
B- Com amigas;
C- Com elementos da natureza.
5. Quanto às cantigas de maldizer é correto afirmar:
A- Expõe uma visão feminina do amor;
B- Cita-se o nome da pessoa criticada;
C- É obtido por meio de ironias, trocadilhos e jogos semânticos (indiretas);
D- O eu lírico fala de amor e é sempre masculino.
6. Sobre as cantigas de escárnio é incorreto afirmar que:
A- Critica por meio de ambiguidade;
B- Faz críticas indiretas;
C- Linguagem ofensiva e de baixo calão;
D- Ridiculariza nobres e denuncia as mulheres.
7. O que não corresponde às cantigas de amor é:
A- O amor não é correspondido;
B- A mulher é colocada num pedestal;
C- O eu lírico é sempre masculino;
D- Origem Ibérica.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
1- amante, pretendente
2- B
3- A
4- C
5-C
6-B
7- B
Explicação:
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas. a reiteraçao é a repetiçao dos versos, palavras ou estrofes
Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante. Ele se coloca na posição de fiel vassalo, a serviço de sua senhora – a dama da corte -, fazendo desse amor um objeto de sonho, distante e impossível.
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